Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Unirio lança edital para residência médica
Início do conteúdo da página
Notícias

Unirio lança edital para residência médica

São 4 vagas para o programa de residência médica em oftalmologia do IBC.

  • Publicado: Sexta, 16 de Outubro de 2020, 09h15
  • Última atualização em Sexta, 16 de Outubro de 2020, 11h16

Links relacionados:

O Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), publicou no dia 13 de outubro o Edital 02/2020, nele as normas do processo seletivo para o preenchimento de 90 vagas, distribuídas em 41 Programas de Residência Médica do ano de 2020.

As inscrições - já estão abertas e poderão ser realizadas até o dia 15/11/2020 exclusivamente via internet, no endereço eletrônico: http://www.funrio.org.br . A taxa de inscrição é de R$380,00 (trezentos e oitenta reais), mas a isenção pode ser pleiteada por hiposuficiência econômica, ou por doadores de órgãos, medula e tecidos respeitados procedimentos e prazos no edital.

O processo seletivo - terá uma única fase, no dia 10/01/2021, com aplicação de prova objetiva de múltipla escolha. A duração da prova será de 3 horas, com início às 13h e término às 16h – é solicitado ao candidato que chegue ao local designado com uma hora de antecedência.

O início dos programas – todos terão início no dia 1º de março de 2021, com o término conforme o estabelecido na Resolução 01/17 da Comissão Nacional da Residência Médica (CNRM). Os programas de treinamento em serviço são cumpridos em regime de tempo integral e plantões, com carga horária de até 60 (sessenta) horas semanais, perfazendo um total de 2.880 (duas mil oitocentas e oitenta) horas anuais.

 

O Programa de Residência Médica em Oftalmologia do IBC

As bolsas (4 vagas) relativas ao Programa de Residência Médica em Oftalmologia do Instituto Benjamim Constant que constam no edital serão de única e exclusiva responsabilidade deste Instituto, que arcará com essa despesa financeira (o valor atual da bolsa é de R$ 3.330,43). Os serviços oftalmológicos prestados pelo IBC têm como foco o ensino e a pesquisa na área da deficiência visual. Eles são prestados à comunidade em geral mediante encaminhamento por médico oftalmologista externo à Instituição, sendo também sujeitos à triagem pela equipe do Programa de Residência.

Os atendimentos médicos prestados pelo Programa de Residência Médica do Instituto Benjamin Constant têm como objetivo a formação de médicos oftalmologistas especializados no diagnóstico, tratamento e prevenção das mais diversas deficiências visuais, em consonância com a Política Nacional de Saúde da Pessoa Portadora de Deficiência. O Programa, executado pela Divisão de Pesquisa e Atendimento Médico, Odontológico e Nutricional (DPMO), é credenciado pelo Ministério da Educação e não realiza atendimentos pelo Sistema Único de Saúde.

Em 2019 o IBC realizou 9.081 atendimentos médico-oftalmológicos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página