Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Equipe do IBC leva a capacitação na área da deficiência visual a profissionais da educação do noroeste fluminense
Início do conteúdo da página
Notícias

Equipe do IBC leva a capacitação na área da deficiência visual a profissionais da educação do noroeste fluminense

Durante toda esta semana, professores e funcionários de escolas públicas de sete municípios participam de oficinas ministradas por professores do Instituto.

  • Publicado: Quinta, 10 de Outubro de 2019, 13h03
  • Última atualização em Quinta, 10 de Outubro de 2019, 13h13
Mosaico com quatro fotos.  Acima, à esquerda, uma mulher fala, sendo observada por outras duas logo atrás dela; ao lado, homens e mulheres posam para uma selfie tirada por uma mulher, em uma praça.  Alguns deles têm vendas azuis sobre os olhos; abaixo à esquerda, em uma sala com estantes de livros, um homem fala a algumas pessoas sentadas ao redor de uma mesa com toalha multicolorida; ao lado, o detalhe de uma mão feminina pousada sobre uma prancheta com folhas brancas presas e com uma reglete apoiada.
São três as oficinas realizadas: de orientação e mobilidade, braille e soroban.

A ação é fruto de uma parceria firmada em abril desse ano com os prefeitos da região. Participam dela cerca de 90 profissionais dos municípios de Itaocara, Aperibé, Miracema, Pádua, Cambuci, Natividade e Itaperuna.   

 A capacitação está sendo realizada em duas escolas municipais de Itaocara e na própria prefeitura do município, terminando  amanhã (11).  A equipe do IBC responsável pelas oficinas é formada pelos  professores Thiago Sardenberg (orientação e mobilidade), Heverton Bezerra da Silva (soroban) e Maria Luzia Livramento (braille).  Logo após a abertura do evento, o diretor-geral do IBC, João Ricardo Melo Figueiredo deu uma palestra sobre a educação da pessoa com baixa visão.

 A parceria prevê a realização de outras capacitações como esta, uma vez que as oficinas realizadas não permitem a formação de turmas muito grandes.  De acordo com  João Ricardo, ainda não há data prevista para a próxima, mas os prefeitos envolvidos já demonstraram intenção de organizar um novo evento semelhante, a partir da avaliação deste que está acontecendo.

 “É o início de um trabalho que irá beneficiar alunos, suas famílias e os profissionais da educação da região”, disse o diretor do IBC, elogiando o trabalho das secretarias de Educação dos municípios que demonstraram muito empenho e agilidade para organizar o evento.

 João Ricardo registrou também o empenho dos prefeitos dos municípios envolvidos na capacitação de seus servidores no atendimento às pessoas com deficiência visual. “A gente espera que eles atuem também como multiplicadores das técnicas repassadas pelos nossos professores do Instituto para que as escolas consigam promover uma inclusão mais efetiva de seus alunos cegos e com baixa visão”, concluiu.

 

 O diretor-geral do IBC, João Figueiredo, posa para foto com os articuladores da capacitação: a secretária de Educação de Itaocara, Fábia Campany; o prefeito do município, Manoel Fariae o vereador Jaderson Aleixo.
registrado em:
Fim do conteúdo da página