Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Lançamento de livro escrito por alunos do 1º ano abre comemorações da Semana da Criança
Início do conteúdo da página
Notícias

Lançamento de livro escrito por alunos do 1º ano abre comemorações da Semana da Criança

O livro "Os amigos ventinhos", lançado ontem (7),  é uma obra tátil, fruto do projeto de pesquisa de doutorado da professora de geografia, Luciana Arruda.

  • Publicado: Terça, 08 de Outubro de 2019, 08h00
  • Última atualização em Quinta, 10 de Outubro de 2019, 15h15
Dois meninos e uma menina, uniformizados, e três mulheres, posam para foto sentados  sobre um piso de EVA verde e amarelo, tendo ao fundo um painel azul com aplicações de nuvens de lã de vidro e um arco-íris sobre uma casa.
Os alunos Ághata, Enzo e Théo (na foto com as professoras Luciana Arruda, Luciana Barros e Nara Silva, autores do livro, receberam as homenagens da direção do IBC, dos professores e pais.

 

Na sala, toda enfeitada com nuvens, arco-íris e outros elementos que remetiam ao tema do livro, um lugar de destaque  para as estrelas do evento: os três autores do livro, os alunos Ághata Elias, Enzo Farias e Theo Freire. Eles participaram das oficinas da disciplina de geografia dadas pela professora Luciana sobre a formação e os tipos de ventos e, a partir dos conteúdos trabalhados, criaram a história das três nuvenzinhas que levam os próprios nomes (foto ao lado)  IMG 1175 2

A história foi transformada em um livro tátil, voltado a crianças cegas e com baixa visão, no início da escolarização.  Cada exemplar do livro foi produzido individualmente, de forma artesanal.  Além do livro-piloto, outros cinco foram produzidos nesta primeira etapa do projeto por Luciana, com apoio das colegas Luciana Barros e a professora da turma 101, Nara Silva, que foi presenteada com um deles.  Os outros quatro foram entregues  aos três autores da obra e  à aluna Layssa Santos que participou das oficinas.

Além dos exemplares em papel, a história dos "amigos ventinhos" ganhou  uma versão em áudio, que vem dentro do livro.  A professora Luciana disse que pretende também produzir e doar exemplares do livro e do CD para a Biblioteca Infanto-Juvenil do IBC. 

lanamento livro ttil 2A assessora da Direcão-Geral do IBC, Maria da Glória de Souza Almeida (ao centro, na foto ao lado), esteve presente ao evento, representando o diretor-geral João Ricardo Figueiredo, que se encontra no interior do estado, a trabalho.  

O diretor do  Departamento de Educação, Luigi Amorim, e as professoras do Instituto envolvidas na elaboração das versões escrita e gravada do livro também participaram do lançamento, que contou ainda com as presenças das professoras Carolina Souza e Emília Bouzada, do Grupo de Pesquisa e Estudos em Geografia da Infância, da Faculdade de Educacão da Universidade Federal Fluminense (UFF),  além de  pais e parentes dos alunos.  

Ághata, Enzo e Theo participaram do lançamento da obra como gente grande, com direito inclusive à entrevista coletiva, respondendo às perguntas do público sobre a experiência de terem participado do projeto. A professora Nadir Ferreira, que atuou na gravação do livro,  perguntou a eles o que acharam da experiência de conhecer e gravar suas vozes no estúdio do Instituto.  

" Eu gostei muito de falar ao microfone", contou Enzo.  Já para o aluno Theo, ter participado das oficinas e da confeccão dos livros foi uma experiência inesquecível.  "Gostei demais do projeto.  Não queria que ele acabasse", disse.  IMG 1176 2

"Eu também não", respondeu, emocionada,  a professora Luciana.  Ela fez questão de agradecer às professoras Luciana  e Nara pelo trabalho de composição dos livros, registrando também a colaboração de outras professoras do IBC, além de amigos e parentes.   " Todo o processo foi muito lindo e eu nunca irei me esquecer desse projeto", concluiu a professora, que pretende defender a tese do doutorado em julho do ano que vem, sob a orientação do professor Jader Janer Moreira Lopes. 

 

 

Fim do conteúdo da página