Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Evento cultural mostra as práticas e saberes dos alunos dos cursos técnicos e da reabilitação
Início do conteúdo da página
Notícias

Evento cultural mostra as práticas e saberes dos alunos dos cursos técnicos e da reabilitação

A promoção foi dos Departamentos de Educação (DED) e de Estudos e Pesquisas Médicas e de Reabilitacão (DMR) e movimentou a escola na manhã de hoje (25).

  • Publicado: Quarta, 25 de Setembro de 2019, 12h01
  • Última atualização em Quinta, 26 de Setembro de 2019, 11h05
No saguão do teatro, duas meninas exploram com as mãos um grande quadro disposto deitado no chão, com a supervisão de uma mulher, que segura uma das alunas pela mão.  Ao lado e ao fundo, várias outras pessoas visitam a exposição.
Os visitantes da Mostra Impressões e Expressões pode apreciar as obras expostas com as mãos.

 show musical curso tecnico e reabilitacao 05

No palco do Teatro Benjamin Constant, os alunos cantaram e tocaram músicas nacionais e estrangeiras, abrindo a apresentação com o tradicional hino anglicano Amazing Grace, que se tornou um dos grande ícones da cultura norte-americana;  em seguida o aluno Ismael Marques Ferreira, do Curso Técnico Integrado de Piano, executou Brejeiro, de Ernesto Nazaré e registrado como primeiro tango brasileiro, composto em 1893.  

O programa musical seguiu com a execução das músicas Mania de Você (Rita Lee e Roberto de Carvalho), Tide of Trepidation (Esbjörn Svesson), La Bella Luna (Paralamas do Sucesso) e Enquanto Houver Sol (Titãs) — as duas últimas com participação do Coral Ponto de Vista, da Reabilitação, cujo aluno Renato Thomaz da Silva, também interpretou, ao violão, a música Tema do Ponto de Vista, de sua autoria.

show musical curso tecnico e reabilitacao 02Na foto ao lado, intercalados na coluna, os professores de música do IBC e os alunos do curso técnico: Denis Cota, Valdeir da Silva, Fernando Guilhon, Ismael Ferreira, Caroline Camargo, Luana Fraga, Virgílio (voluntário) e Mateus Blondet. Os professores vestem camisa preta.

Depois das apresentações musicais, foi aberta a visita à Mostra Impressões e Expressões, reunindo trabalhos de colagens, recortes e de cerâmica realizados por alunos dos dois departamentos, e organizada pelas professoras de artes visuais do IBC Camila Santana Mascarenhas, Luciana Bernardinello e Glauce Mara Gabry de Freitas Arder em conjunto com o artista plástico Miro P.S. As obras foram desenvolvidos em sala de aula, ateliês, oficinas de arte e workshop e, interligadas, representam a arte como território de conhecimento e de construções imagéticas. 

O famoso mural de Banksy — Menina com Balão — recebeu uma versão em pano, lã e miçangas, de modo a torná-lo acessível ao público cego.  Já o outro grande painel exposto no chão, de autoria do Miro P.S., foi o resultado de um workshop realizado com os alunos do curso técnico em Artesanato durante sua exposição “Metamorfose”, em Niterói. A atividade consistiu em utilizar placas com nomes de obras em braille, material impresso com códigos binários e QR Code, e cada aluno tinha que escrever ou desenhar o que entendiam quando se falava nas cores verde, amarelo, azul e vermelho.

WhatsApp Image 2019 09 25 at 11.57.47Ao final, o diretor do DED, Luigi Amorim (na foto ao lado de camisa rosa), entregou o livro dos 150 anos do IBC ao artista Miro (na foto ao lado de casaco).  

O diretor-geral do IBC, João Ricardo Melo Figueiredo cumprimentou todos os professores, alunos e técnicos dos dois departamentos envolvidos na realização do evento e ressaltou a importância dele por ser o primeiro com a participação dos alunos da educação profissional. " É uma alegria muito grande a gente poder estar hoje aqui, num evento com alunos da educação profissional do IBC, que nós lutamos tanto para trazer para esta casa e que temos o desafio para consolidar e ampliar ainda mais", concluiu. 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página