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Educação Infantil

Publicado: Quarta, 16 de Novembro de 2016, 12h40 | Última atualização em Segunda, 06 de Fevereiro de 2017, 12h27 | Acessos: 1039

1º Segmento - Educação Precoce

Na rede regular de ensino, os três primeiros anos da Educação Infantil são oferecidos pelas creches. No Instituto Benjamin Constant, devido à especificidade do seu público, o primeiro segmento desta etapa escolar é oferecido pela Coordenação de Educação Precoce a crianças cegas e de baixa visão, de zero a três anos de idade, através de um atendimento individualizado.

O objetivo do atendimento realizado neste segmento é promover o desenvolvimento global da criança deficiente visual desde a sua mais tenra idade, estimulando as percepções auditivas, táteis-cinestésicas, olfativas e gustativas, priorizando as ações e interações motoras, além da socialização.

O trabalho é realizado por uma equipe de profissionais especializados na área da deficiência visual e da motricidade, com apoio dos serviços de oftalmologia,  psicologia, fonoaudiologia e assistência social do IBC, quando necessário.

O ingresso no setor inicia com uma avaliação da função visual e do desenvolvimento global da criança. A criança de baixa visão realiza atividades próprias para estimular seu resíduo visual para que possam usá-lo de forma máxima. A partir dos dois anos de idade, as atividades também objetivam a socialização e a independência.

No atendimento à criança, os pais são orientados quanto à melhor forma de trabalhar com o filho.

Coordenação de Educação Precoce
Coordenadores – Patrícia Soares de Pinho Gonçalves e Fausto MaiolePenello
Telefones – (21) 3478-4469
E-mails – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

2º Segmento - Pré-Escola

Atende crianças de quatro a seis anos anos de idade. Seu objetivo fundamental consiste em enriquecer e ampliar o universo de significação do aluno, através de vivências psicomotoras, cognitivas e sócio-afetivas integradas, buscando o desenvolvimento geral, a socialização e a preparação para a vida acadêmica.

A educação psicomotora permeia todo o trabalho da pré-escola. Toda a aprendizagem se dá através de experiências vivenciadas, isto é, nunca transmitidas apenas verbalmente. Brincando, a criança experimenta uma gama variada de situações, sensações e sentimentos, que vão estruturando-a como ser humano global e pensante. Correr, pular, saltar, mexer com areia, argila, água, terra, contatar outras crianças e outros espaços, vivenciar o espaço interior e exterior.

Pensar criticamente os fatos do seu cotidiano, brincar, dançar, cantar, ouvir, falar, plantar, colher, produzir seu alimento, sair para a comunidade, enfrentar suas limitações sensoriais, estabelecer regras para o convívio social e respeitá-las constituem aspectos fundamentais do trabalho desenvolvido na Pré-Escola do IBC, onde as atividades são traçadas a partir da expressão espontânea da criança, de acordo com seu estágio de desenvolvimento.

Apesar de a Educação Infantil ser subdividida em dois segmentos, no IBC a Coordenação de Educação Infantil trata apenas das questões referentes ao segundo segmento, já que a Educação Precoce conta com uma coordenação específica.

Coordenação de Educação Infantil
Coordenadora – Adriana Maria Maia da Silveira
Telefone – (21) 35478-4468
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

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