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Recursos Didáticos para o Ensino de Geografia na Área da Deficiência Visual

Publicado: Sexta, 01 de Setembro de 2017, 10h21 | Última atualização em Sexta, 18 de Mai de 2018, 18h20 | Acessos: 4622

Público: Professores ou graduandos de Geografia; pedagogos ou graduandos de Pedagogia; professores que atuam no primeiro segmento do Ensino Fundamental, no Atendimento Educacional Especializado (AEE), nas Salas de Recursos Multifuncionais ou na área da deficiência visual.

Ementa: Recursos didáticos e metodologia para o ensino de Geografia para alunos com deficiência visual. Produção de material e cartografia tátil. Adaptação de livros didáticos de Geografia para o Sistema Braille.

Objetivos: Apresentar e demonstrar a utilização dos recursos didáticos adaptados e/ou indicados para alunos com deficiência visual. Levar o público alvo a compreender os processos de elaboração de material para alunos com deficiência visual e a cartografia tátil. Apresentar as técnicas e sugestões de adaptação de livros didáticos de Geografia para o Sistema Braille, utilizadas no IBC.

Carga horária total: 24 horas/aula.

Pré-requisitos: Não há.

Nº de vagas: 20.

Período do curso: de 29 a 31/10/2018

Horário: de segunda a quarta-feira, das 8 às 15:50 horas.

Período de pré-inscrição: de 01 a 31/08/2018

Documentos obrigatórios:
Ficha de pré-inscrição preenchida na íntegra
Documento de identidade.
Certificado de conclusão de licenciatura em Geografia ou em Pedagogia ou declaração de matrícula no curso de graduação em Geografia ou em Pedagogia emitida pela instituição de ensino ou declaração da escola de que atua no primeiro segmento do Ensino Fundamental, no AEE, na sala de recursos ou na área da deficiência visual.
Foto 3 x 4 recente 

Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição em cursos/oficinas e outras informações importantes

Alojamento: Será disponibilizado alojamento aos participantes previamente autorizados. Ler o item “Leitura obrigatória”.

Para certificação: Frequência mínima de 75% e entrega à DEA da avaliação de reação/satisfação identificada e preenchida.

Professores: Fernando da Costa Ferreira e Robson Lopes de Freitas Junior.

Breve currículo:
Fernando da Costa Ferreira - Doutor em Geografia (UERJ); mestre em Geografia (UFF); especialista em Geografia (UERJ); graduado e bacharel em Geografia (UFF). Possui experiência na área de ensino. Atualmente é professor do Instituto Benjamin Constant com destaque para: docência de Geografia para alunos com deficiência visual; adaptação de livros didáticos e paradidáticos para o Sistema Braille. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Adaptação do Instituto Benjamin Constant (GEPA).

Robson Lopes de Freitas Junior - Doutorando em Geografia (UERJ), mestre em Geomatica (UERJ), especialista em Gestão Ambiental (UFRJ) e graduado em Geografia (UFF). Possui experiência na área de cartografia, geotecnologias e ensino de Geografia. Atualmente é professor do Instituto Benjamin Constant com destaque para a docência de Geografia para alunos com deficiência visual, produção de material didático e elaboração de mapas táteis. Também presta consultoria no DPME-IBC (Divisão de Pesquisa e Produção de Material Especializado) na produção de mapas táteis.

Programa:
- Panorama histórico e atual do Instituto Benjamin Constant (IBC).
- Visita guiada ao IBC.
- Materiais didáticos utilizados por alunos com deficiência visual.
- Materiais didáticos adaptados.
- Cartografia tátil.
- Metodologia para elaboração de mapas táteis.
- Adaptação de livros didáticos de Geografia para o Sistema Braille.

Metodologia: Aulas teóricas e práticas.

Avaliação: Não há.

Bibliografia:

ALMEIDA, R. D. Do Desenho ao Mapa: iniciação cartográfica na escola. Ed. Contexto. São Paulo, 2001.

ARRUDA, L. M. S. O ensino de Geografia para alunos com deficiência visual: novas metodologias para abordar o conceito de paisagem. Dissertação de mestrado. Uberlândia, 2014.

Barbosa, Paula Marcia et. al. INCLUSÃO ESCOLAR: O SISTEMA BRAILLE NA ADAPTAÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS E PARADIDÁTICOS. Disponível em http://www.cap.uerj.br/site/images/stories/noticias/18-barbosa_et_al.pdf

FREITAS, M. I. C. e VENTORINI, S. E. Pesquisa e perspectiva na Alfabetização Cartográfica de Alunos Cegos e com Visão Subnormal, X Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, Rio de Janeiro, 2003. Disponível em http://geografia.igeo.uerj.br/xsbgfa/cdrom/eixo2/2.2/323/323.htm.

SENA, C. C. R. G. e CARMO, W. R. Uso de Maquetes no Ensino de Conceitos de Geografia Física para Deficientes Visuais. Anais do XI Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, São Paulo, 2005.

VASCONCELLOS, R., TARIFA, J. R. A cartografia tátil e o deficiente visual: uma avaliação das etapas de produção e uso do mapa. São Paulo, l993, 269p.

VENTORINI, S. E.; A Experiência como fator determinante na representação espacial do deficiente visual. 142p. Dissertação (Mestrado em Geografia). Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, 2007.

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