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Educação Precoce

Publicado: Sexta, 01 de Setembro de 2017, 10h15 | Última atualização em Sexta, 18 de Mai de 2018, 18h21 | Acessos: 4488

Público: Profissionais da área da Educação, com prioridade para os que atuam em instituições públicas.

Ementa: A importância da visão no desenvolvimento global da criança. Conceituação da deficiência visual: cegueira e baixa visão. Noções gerais sobre o funcionamento visual. Principais patologias que levam à deficiência da visão na infância e seus reflexos no desenvolvimento. Aspectos biopsicossociais, a importância da integração dos sentidos remanescentes e as frequentes interferências da deficiência visual no processo de desenvolvimento neuro-psicomotor, cognitivo e sócio-afetivo. A relevância da Educação Precoce na prevenção de desvios no desenvolvimento ressaltando a importância do envolvimento da família.

Objetivo: Propiciar aos participantes subsídios e conhecimentos básicos referentes às peculiaridades do desenvolvimento da criança com deficiência visual para que possam atuar adequadamente no sentido de promover ao máximo seu processo evolutivo prevenindo desvios em seu desenvolvimento e escolaridade.

Carga horária total: 40 horas/aula.

Pré-requisitos: Não há

Nº de vagas: 25

Período do curso: de 22 a 26/10/2018

Horário: de segunda a quinta-feira, das 8 às 17 horas e sexta-feira, das 8 às 11:30 horas.

Período de pré-inscrição: de 23/07 a 17/08/2018

Documentos obrigatórios:
Ficha de pré-inscrição preenchida na íntegra
Documento de identidade.
Certificado de conclusão de curso de graduação na área da Educação.
Foto 3 x 4 recente 
Obs. Documento que comprove vínculo com instituição pública: a apresentação deste documento não é obrigatória, mas priorizará a pré-inscrição no curso.

Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição em cursos/oficinas e outras informações importantes

Alojamento: Será disponibilizado alojamento aos participantes previamente autorizados. Ler o item “Leitura obrigatória”.

Para certificação: Frequência mínima de 75% e entrega à DEA da avaliação de reação/satisfação identificada e preenchida.

Professoras: Maria Rita Campello Rodrigues e Patrícia Soares de Pinho Gonçalves.

Breve currículo:
Maria Rita Campello Rodrigues – Doutora em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2013); Mestre em “Ciência da Motricidade Humana” pela Universidade Castelo Branco (UCB, 2005); graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (USU, 1978) e em Fisioterapia pelo Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (IBMR, 1999); com especialização em Estimulação Precoce pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1984), em Psicomotricidade pela Universidade Cândido Mendes (UCAM, 2002) e na Área da Deficiência Visual pelo Instituto Benjamin Constant (IBC, 1982); professora do Instituto Benjamin Constant (IBC) desde 1982, tendo implantado o serviço de Estimulação Precoce para crianças com deficiência visual, onde atuou e coordenou por 25 anos.  Foi membro da equipe da Coordenação de Baixa Visão desde a sua criação em 1990 até 2010 e, desde 1987 é professora atuante nos cursos de especialização promovidos pelo IBC para capacitação de professores nas disciplinas e cursos de Estimulação Precoce e Baixa visão. Foi coordenadora e conteudista da disciplina de “Psicologia do desenvolvimento e da linguagem do deficiente visual” do curso de especialização à distância (CEAD) em Educação Especial na área da Deficiência Visual promovido pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO (2008 e 2014) onde atuou também na orientação de TCCs. Foi docente do Curso Ortóptica da Uni-IBMR, atuando na disciplina de Estimulação Visual Precoce (2000 a 2005). Atualmente integra a Comissão Técnico-Científica da Revista Benjamin Constant como membro de seu Conselho Editorial e atua como professora da disciplina de “Teatro e Expressão Corporal” da grade curricular dos alunos do Ensino Fundamental do Instituto Benjamin Constant.

Patrícia Soares de Pinho Gonçalves - Especialista em Clínica Psicomotora (IBMR), graduada em Educação Física (UEPG), professora concursada e coordenadora do setor de Estimulação Precoce do Instituto Benjamin Constant. Atuou como tutora / professora do curso de pós-graduação à distância em Educação Especial da UNIRIO.

Programa:
1. Noções gerais referentes ao funcionamento visual.
2. Principais patologias visuais que acometem a visão precocemente.
3. Como os distúrbios visuais interferem no desenvolvimento infantil: psicomotor, cognitivo, sócio-afetivo e suas influências.
4. Educação precoce para as crianças cegas e com baixa visão: abordagem pedagógica.
5. Avaliação funcional da visão.
6. A criança com deficiência visual e os sentidos remanescentes.
7. Desvios comuns no desenvolvimento da criança com deficiência visual quando não atendida adequadamente.
8. Como trabalhar com a criança que apresenta deficiência visual: atividades e procedimentos.
9. O papel da família no processo do desenvolvimento infantil.

Metodologia: Aulas teóricas e atividades práticas.

Avaliação: Não há.

Bibliografia:
BRUNO, Marilda Moraes Garcia. O desenvolvimento integral do portador de deficiência visual: da intervenção precoce à integração escolar. Laramara – Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual. São Paulo, 1993.

BRUNO, M. M. G.; MOTA, M. G. B. Programa de Capacitação de Recursos Humanos do Ensino Fundamental: deficiência visual. v.1. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Especial, 2001 (Série Atualidades Pedagógicas).

COSTA, Jane de Almeida. Adaptando para a Baixa Visão. Pnabv – Projeto Nacional para Alunos com Baixa Visão, MEC – Secretaria de Educação Especial, Brasília/DF, 2000.

COSTA, Jane de Almeida. Aluno com Baixa Visão. Enfoques Pedagógicos. Pnabv – Projeto Nacional para Alunos com Baixa Visão, MEC – Secretaria de Educação Especial, Brasília/DF, 2000.

COSTA FILHO, Helder; HADDAD, Maria Aparecida O.; SAMPAIO, Marcos Wilson; SIAULYS, Mara Olímpia de C. Baixa Visão e Cegueira: Os caminhos para a reabilitação, a educação e a inclusão. Rio de Janeiro: Cultura Médica, Guanabara Koogan, 2010.

FIGUEIRA, Maria Margarete Andrade. Assistência fisioterápica à criança portadora de cegueira congênita. Rio de Janeiro: Revista Benjamin Constant. Ministério da Educação e do Desporto. N° 05 [08-23], 1996.

FONSECA, Vitor da. Psicomotricidade: filogênese, ontogênese e retrogênese. Porto Alegre: Artes Médicas. 2ª edição, 1998.

GASPARETTO, Maria Elisabete R. F.; KARA-JOSE, Newton. Entendendo a Baixa Visão. Orientação aos Pais. Pnabv – Projeto Nacional para Alunos com Baixa Visão, MEC – Secretaria de Educação Especial, Brasília/DF, 2000.

GESELL, Arnold, AMATRUDA, C. S. O diagnóstico do desenvolvimento. Avaliação e tratamento do desenvolvimento neuropsicológico do lactente e na criança pequena – o normal e o patológico. Rio de Janeiro: Livraria Atheneu Editora, 3ª edição, 1984.

HADDAD, M. Aparecida O.: KARA-JOSÉ, Newton; SAMPAIO, W. Baixa Visão na Infância. Manual básico para Oftalmologistas. S. Paulo: Laramara, 2001.

HADDAD, M. Aparecida O.: KARA-JOSÉ, Newton; SAMPAIO, W. Auxílios para Baixa Visão. Vol. I. Coleção Baixa Visão. S. Paulo: Laramara, 2001.

HYVARINEN, L. O desenvolvimento normal e anormal da visão. Tradução de Silvia Veitzman. São Paulo: Santa Casa da Misericórdia, 199?

MARTIN, Manuel Bueno; BUENO, Salvador Touro. Deficiência Visual. Aspectos psicoevolutivos e educativos. Livraria Santos Editora Ltda., 2003.

LÉVY, Janine. O despertar do bebê: prática de educação psicomotora. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora, 1996.

OLIVEIRA, Regina C. de Salles; KARA-JOSE, Newton; SAMPAIO, Marcos Wilson. Entendendo a baixa visão. Orientação aos professores. Pnabv – Projeto Nacional para Alunos com Baixa Visão, MEC – Secretaria de Educação Especial, Brasília/DF, 2000.

RODRIGUES, M. R. C. Estimulação precoce: a contribuição da psicomotricidade na intervenção fisioterápica como prevenção de atrasos motores na criança cega congênita nos dois primeiros anos de vida. Revista Benjamin Constant, Rio de Janeiro, ano 8, n. 21, p. 15-16, maio 2002.

________. Estimulação precoce: sua contribuição no desenvolvimento motor e cognitivo da criança cega congênita nos dois primeiros anos de vida. Revista Benjamin Constant, Rio de Janeiro, ano 12, n. 33, p. 11-22, abril 2006.

SHORE, R. Repensando o cérebro: novas visões sobre o desenvolvimento inicial do cérebro. Tradução: Iara Regina Brazil. Porto Alegre: Mercado Aberto, 2000.

TELFORD, C. W.; SAWREY, J. M. O Indivíduo Excepcional. Tradução de Vera
Ribeiro. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1977.

TISI, L. Estimulação precoce para bebês. Rio de Janeiro: Sprint, 2004.

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