Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Cursos de extensão > Introdução aos Aspectos Educacionais na Surdocegueira – Turma 2
Início do conteúdo da página

Introdução aos Aspectos Educacionais na Surdocegueira – Turma 2

Publicado: Sexta, 01 de Setembro de 2017, 09h30 | Última atualização em Sexta, 18 de Mai de 2018, 18h26 | Acessos: 3235

Público: Profissionais com graduação completa e interesse na área. Terá prioridade na inscrição profissionais das áreas da Educação e da Saúde.

Ementa: Introdução e Estado da Arte. Classificação e Etiologias. Possibilidades educacionais na Surdocegueira Congênita. Possibilidades educacionais na surdocegueira adquirida. Fundamentação teórica. Cognição tátil. A família e a surdocegueira. A importância de formar uma equipe multidisciplinar. O Programa de Atendimento e Apoio ao Surdocego do IBC – PAAS.

Objetivos: Levar ao conhecimento e sensibilizar profissionais em relação aos requisitos básicos necessários para uma intervenção pedagógica na surdocegueira; despertar o interesse pelos estudos e pesquisas na área; incentivar os profissionais para a importância de formar equipes multidisciplinares para atuarem com esta população; promover o debate acerca de políticas públicas específicas para pessoas com surdocegueira.

Carga horária total: 40 horas/aula.

Pré-requisitos: Não há.

Nº de vagas: 25

Período do curso: de 01 a 05/10/2018

Horário: de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.

Período de pré-inscrição: de 02 a 31/07/2018

Documentos obrigatórios:
Ficha de pré-inscrição preenchida na íntegra
Documento de identidade.
Certificado de conclusão de curso de graduação.
Foto 3 x 4 recente 
Obs. Certificado de conclusão de curso de graduação nas áreas da Educação e da Saúde: a apresentação deste documento não é obrigatória, mas priorizará a pré-inscrição no curso.

Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição em cursos/oficinas e outras informações importantes

Alojamento: Será disponibilizado alojamento aos participantes previamente autorizados. Ler o item “Leitura obrigatória”.

Para certificação: Frequência mínima de 75% e entrega à DEA da avaliação de reação/satisfação identificada e preenchida.

Professora: Márcia Noronha de Mello.

Breve currículo:
Doutoranda em Educação pela Universidade Estácio de Sá - UNESA (Representações Sociais e Práticas Educacionais), Mestre em Educação pela Universidade Estácio de Sá - UNESA (Políticas Públicas e Gestão). Especialização em Saúde Mental da Infância e da Adolescência pela Santa Casa de Misericórdia (CESANTA). Graduada em História pela Universidade Santa Úrsula (USU). Professora e pesquisadora na área de Surdocegueira atual Coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisas da Divisão de Pesquisa, Documentação e Informação do Instituto Benjamin Constant (IBC).

Programa:
1. Conceito e Classificação.
2. Principais causas e implicações da surdocegueira.
3. Técnicas e possibilidades educacionais na surdocegueira congênita e adquirida: fundamentos teóricos e metodológicos.
4. Saúde mental e qualidade de vida na surdocegueira.
5. A mediação na surdocegueira: o professor mediador e o guia-intérprete.
6. As tecnologias assistivas e educacionais e sua aplicação em espaços formais e não formais de educação.
7. Políticas Públicas de Inclusão e suas relações com a surdocegueira.

Obs: A ordem dos conteúdos e as vivências poderão ser alteradas de acordo com a dinâmica das turmas.

Metodologia: Aulas expositivas teóricas e práticas. Experiências sensoriais com uso de tampões, vendas e bengalas. Uso de recursos audiovisuais: vídeos e slides. Estudos de caso.

Avaliação: Não há.

Bibliografia:
CADER-NASCIMENTO, Fatima Ali Abdalah Abdel. Descobrindo a surdocegueira: educação e comunicação. São Carlos, SP: EDUFSCar, 2005. 78p. Bibliografia: p. [69]-78. ISBN 85-76000512.

MASINI, Elcie F. Salzano (Org.). Do sentido, pelos sentidos, para o sentido: sentidos das pessoas com deficiência sensorial. Niterói: Hipertexto; São Paulo: Vetor, 2002. 304p.

________. Educação e alteridade: deficiências sensoriais, surdocegueira, deficiências múltiplas. São Paulo: Vetor, 2011.

Fim do conteúdo da página