Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Cursos de extensão > Produção de Material Didático na Área da Deficiência Visual
Início do conteúdo da página

Produção de Material Didático na Área da Deficiência Visual

Publicado: Quinta, 31 de Agosto de 2017, 16h32 | Última atualização em Sexta, 18 de Mai de 2018, 18h27 | Acessos: 3093

Público: Professores e acadêmicos da área de Educação; Fonoaudiólogos, Psicomotricistas e Terapeutas Ocupacionais.

Ementa: Conceituação, classificação e função de recursos e materiais didáticos utilizados pela pessoa com deficiência visual. Conceituação e caracterização de texturização envolvendo materiais necessários e acessórios. Confecção de materiais.

Objetivo: Propiciar aos participantes conhecimentos básicos para produzir material didático adequado a pessoas com deficiência visual.

Carga horária total: 40 horas/aula.

Pré-requisitos: Não há.

Nº de vagas: 20

Período do curso: de 24 a 28/09/2018

Horário: de segunda a quinta-feira, das 8 às 17 horas e sexta-feira, das 8 às 11:30 horas.

Período de pré-inscrições: de 25/06 a 27/07/2018

Documentos obrigatórios:
Ficha de pré-inscrição preenchida na íntegra
Documento de identidade.
Certificado de conclusão de curso na área da Educação ou declaração da Instituição de que é aluno regularmente matriculado em curso desta área ou certificado de conclusão de curso em Fonoaudiologia ou Psicomotricidade ou Terapia Ocupacional.
Foto 3 x 4 recente 

Atenção:
Antes de confirmar sua inscrição no curso de Produção de Material Didático na Área da Deficiência Visual é importante que você tenha ciência de que são utilizados produtos que podem causar reações alérgicas e/ou intoxicações.
Por esta razão, no primeiro dia de aula todos os participantes assinarão um termo de responsabilidade de que têm acesso a materiais de proteção - máscara e luvas - oferecidos pelo Instituto Benjamin Constant/Divisão de Capacitação de Recursos Humanos durante a realização do curso.


Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição em cursos/oficinas e outras informações importantes

Alojamento: Será disponibilizado alojamento aos participantes previamente autorizados. Ler o item “Leitura obrigatória”.

Para certificação: Frequência mínima de 75% e entrega à DEA da avaliação de reação/satisfação identificada e preenchida.

Professora: Elaine Luiz de Carvalho.

Breve currículo:
Bacharel (1992) e Licenciada (1994) em Química, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Especialista em Ensino de Química pela Universidade do Rio de Janeiro (UERJ, 2000); Mestranda pela Universidade do Grande Rio Professor José de Souza Herdy (UNIGRANRIO, 2017); Professora Docente I – Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEE, 1994); Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico/Química do Instituto Benjamin Constant (IBC/2014) – lotada no Departamento Técnico Especializado (DTE)/Divisão de Pesquisa e Produção de Material Especializado (DPME) e professora no Departamento de Educação (DED/IBC).

Programa:
1. A importância da produção de materiais especializados.
2. Conceituação de tecnologia assistiva.
3. Tipos básicos de materiais:
     - Adaptados.
     - Alternativos.
     - Texturização Diferenciada.
4. Confecção de materiais alternativos.
5. Confecção de matriz diferenciada.
6. Confecção livre de matriz.
7. Confecção de matriz para Thermoform.

Metodologia: Aulas teóricas e práticas.

Avaliação: Não há.

Bibliografia:
1. Guia prático para adaptação em relevo. Secretaria de Estado da Educação, Fundação Catarinense de Educação Especial. Santa Catarina, 2011.
2. Cerqueira, J. B. & Ferreira, E. M. B. Os recursos didáticos na educação especial. Revista Benjamin Constant, 5, 1996.
3. Brincar para todos. Ministério da Educação – Secretaria de Educação Especial. Brasília, 2006.

Fim do conteúdo da página