Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Cursos de extensão > Introdução à Orientação e Mobilidade em contextos não escolares - Turma 2
Início do conteúdo da página

Introdução à Orientação e Mobilidade em contextos não escolares - Turma 2

Publicado: Quinta, 31 de Agosto de 2017, 16h00 | Última atualização em Sexta, 18 de Mai de 2018, 18h29 | Acessos: 2220

Público: Profissionais e acadêmicos das áreas da Educação e da Saúde.

Ementa: Histórico e conceituação de Orientação e Mobilidade (OM); técnicas de mobilidade dependente e independente.

Objetivo: Propiciar aos participantes conhecimentos e técnicas básicas de Orientação e Mobilidade que contribuam na sua atuação para o processo de inclusão da pessoa com deficiência visual.

Carga horária total: 40 horas/aula.

Pré-requisitos: O participante deverá ter mobilidade própria.

Nº de vagas: 26

Período do curso: de 10 a 14/09/2018

Horário: de segunda a quinta-feira, das 8 às 17 horas e sexta-feira, das 8 às 11:30 horas.

Período de pré-inscrição: de 04/06 a 06/07/2018

Documentos obrigatórios:
Ficha de pré-inscrição preenchida na íntegra
Documento de identidade.
Certificado de conclusão de curso na área da Educação ou Certificado de conclusão de curso na área da Saúde ou declaração da instituição de ensino que é aluno regularmente matriculado em curso destas áreas.
Foto 3 x 4 recente 

Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição em cursos/oficinas e outras informações importantes

Alojamento: Será disponibilizado alojamento aos participantes previamente autorizados. Ler o item “Leitura obrigatória”.

Para certificação: Frequência mínima de 75% e entrega à DEA da avaliação de reação/satisfação identificada e preenchida.

Professores: Thiago Parreira Sardenberg Soares e Paula da Hora Braz da Silva

Breve currículo:
Thiago Parreira Sardenberg Soares - Mestrando em Educação (UNESA). Pós-graduado em Neurologia e Neurofisiologia Aplicadas a Reabilitação (IBMR) e em Educação Especial - Ênfase em Deficiência Visual. Fisioterapeuta (UNESA) e Pedagogo (UERJ). Fisioterapeuta da Delegação Brasileira Feminina de Goalball (2011 à 2013). Integrante da Delegação Brasileira nas Paralimpíadas de Londres (2012). Professor de Orientação e Mobilidade do Instituto Benjamin Constant. Atualmente é Assistente do Departamento de Estudos e Pesquisas Médicas e de Reabilitação e Coordenador da Clínica de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do IBC.

Paula da Hora Braz da Silva – Educadora Física e Pós – graduada em Anatomia e Biomecânica do Sistema Locomotor pela UNISUAM; Professora de Orientação e Mobilidade do Departamento de Estudos e Pesquisas Médicas e de Reabilitação do Instituto Benjamin Constant. Membro da Comissão de Acessibilidade do IBC.

Programa:
1. Histórico.
2. Conceituação de Orientação e Mobilidade.
3. Técnicas de orientação e mobilidade.
     - Técnicas de Guia Vidente (GV).
     - Técnicas de Auto Proteção (AP).
     - Introdução à Bengala Longa (BL): varredura, toque, diagonal, diagonal com guia vidente, diagonal com rastreamento, diagonal com toque, deslize, portas, detecção e exploração de objetos, subir e descer escadas.

Metodologia: Aulas teóricas e atividades práticas.

Avaliação: Não há

Bibliografia:

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Orientação e Mobilidade: Projeto Ir e Vir. Brasília: MEC, SEESP, 2002.

FELIPPE, João Álvaro de Moraes [et. al.]. Caminhando Juntos: Manual das Habilidades Básicas de Orientação e Mobilidade. Brasília: MEC, SEESP, 56.: II, 2003.

MACHADO, Edileine Vieira [et. al.]. Orientação e Mobilidade: Conhecimentos básicos para a inclusão do deficiente visual. Brasília: MEC, SEESP, 2003.

Fim do conteúdo da página