Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Cursos de extensão > Introdução à Audiodescrição e Consultoria – Turma 2
Início do conteúdo da página

Introdução à Audiodescrição e Consultoria – Turma 2

Publicado: Quinta, 31 de Agosto de 2017, 15h45 | Última atualização em Sexta, 18 de Mai de 2018, 18h33 | Acessos: 1327

Público: Pessoas com e sem deficiência visual interessadas em conhecer o recurso da audiodescrição e consequentemente divulgar a relevância do recurso para uma sociedade efetivamente inclusiva.

Ementa: Introduzir e apresentar o recurso da audiodescrição (AD) em diferentes produtos visuais, tendo o cursista que elaborar roteiros de audiodescrição de diferentes produtos visuais (audiodescritor) ou analisar e indicar os devidos ajustes nos roteiros elaborados (consultor), com base nas diretrizes apresentadas no curso.

Objetivo: Proporcionar conhecimentos básicos de audiodescrição, possibilitando aos participantes elaborarem roteiros de imagens estáticas e/ou dinâmicas, com base nas diretrizes apresentadas no curso.

Carga horária total: 40 horas/aula.

Pré-requisitos: Domínio da Língua Portuguesa – Norma Culta (falada e escrita); conhecimentos básicos de informática (edição de texto, envio e recebimento de e-mail e navegação na Internet).

Nº de vagas: 30, sendo 10 vagas reservadas para pessoas com deficiência visual.

Período do curso: de 10/09 a 03/10/2018

Horário: Segundas, quartas e sextas-feiras, das 8 às 11:40hs.

Período de pré-inscrição: de 11/06 a 13/07/2018

Documentos obrigatórios:
Ficha de pré-inscrição preenchida na íntegra
Documento de identidade.
Certificado de conclusão do Ensino Médio.
Foto 3 x 4 recente 

Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição em cursos/oficinas e outras informações importantes

Alojamento: Não será disponibilizado.

Para certificação: Frequência mínima de 80%, média igual ou superior a 7,0 (sete) na avaliação final e entrega à DEA da avaliação de reação/satisfação identificada e preenchida.

Professora: Ana Fátima Berquó.

Breve currículo:
Doutora e Mestre em Museologia e Patrimônio pela UNIRIO/MAST; Especialista em Áudio-descrição pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Especialista em Língua Portuguesa (UERJ); Graduada em Letras: Português – Literaturas (UERJ); Membro da Comissão de Áudio-Descrição do IBC, desde 2012; Colaboradora em Áudio-Descrição do Programa Especial da TV Brasil, desde 2009; Professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do IBC, desde 1993; Certificada por: Audio Description Training (Carga horária: 24h) Audio Description Associates, LLC, AD))), Estados Unidos (2015); Audiodescrição para Produtos Culturais. (Carga horária: 30h) VouVer Acessibilidade, Recife, Brasil (2013); Curso de Audiodescrição de Obras de Arte (Carga horária: 16h) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil (2013); Tradução Visual com ênfase na áudio-descrição (Carga horária: 40h) Instituto Benjamin Constant, IBC, Brasil (Imagens que Falam – 2012); Extensão universitária em Da Imagem à Palavra: Prod. Roteiro Audiodescrição (Carga horária: 40h Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil (2011).

Programa:
1. O que é a audiodescrição, quem é o audiodescritor e o papel do consultor no processo da audiodescrição.
2. Histórico da audiodescrição no mundo e no Brasil.
3. O recurso da audiodescrição à luz do ordenamento jurídico.
4. Apresentação de produtos sem e com audiodescrição.
5. Noções básicas de gravação, mixagem e edição de roteiro.
6. Atividades práticas com a elaboração e avaliação de roteiros.

Metodologia: Aulas teóricas e atividades práticas.

Avaliação: Para os cursistas sem deficiência visual, elaboração e apresentação de roteiro de no mínimo 2 minutos ou até 300 palavras e para aqueles com deficiência visual, apreciação crítica, escrita, de um dos roteiros selecionados pela professora. O envio da avaliação pelo cursista deverá ser feito por email a ser informado pela professora. Prazo de entrega: até 10/10/2018.

Bibliografia:

Fim do conteúdo da página