Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Cursos de extensão > Oficina de Geografia
Início do conteúdo da página

Oficina de Geografia

Publicado: Quinta, 31 de Agosto de 2017, 13h02 | Última atualização em Sexta, 18 de Mai de 2018, 18h43 | Acessos: 2238

Público: Professores ou graduandos de Geografia; pedagogos ou graduandos de Pedagogia; professores que atuam no primeiro segmento do Ensino Fundamental, no Atendimento Educacional Especializado (AEE), nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) ou na área da deficiência visual.

Ementa: Recursos didáticos, metodologia e materiais adaptados para o ensino de Geografia para alunos com deficiência visual.

Objetivos: Demonstrar metodologias de ensino-aprendizagem para alunos com deficiência visual. Mostrar os recursos pedagógicos utilizados pelos alunos com deficiência visual. Identificar as formas de representação para indivíduos com deficiência visual.

Carga horária total: 8 horas/aula.

Pré-requisitos: Não há.

Nº de vagas: 20

Período da oficina: 04/05/2018

Horário: de 8 às 15:50 horas.

Período de pré-inscrição: de 01/02 a 02/03/2018
 
Documentos obrigatórios: 
Ficha de pré-inscrição preenchida na íntegra
Documento de identidade.
Certificado de conclusão de licenciatura em Geografia ou declaração de matrícula no curso de Geografia emitida pela instituição de ensino ou declaração da escola de que atua no primeiro segmento do ensino fundamental, no AEE ou em SRM.
Foto 3 x 4 recente 

Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição em cursos/oficinas e outras informações importantes

Alojamento:
1. Somente terá direito ao alojamento o interessado que se inscrever em pelo menos duas das três oficinas dessa semana (02 a 04/05/2018). O espaço estará disponível do final da manhã do primeiro dia de oficina até as 12 h do dia seguinte à última oficina em que estiver matriculado.
2. Para inscrição em duas ou mais oficinas o interessado deve pertencer ao público alvo de cada uma delas isoladamente.
3. Os certificados serão emitidos por oficina.
4. É obrigatória a leitura das normas do alojamento.

Para certificação: Frequência integral e entrega à DEA da avaliação de reação / satisfação identificada e preenchida.

Professor: Robson Lopes de Freitas Junior.

Breve currículo: 
Doutorando em Geografia (UERJ), mestre em Geomatica (UERJ), especialista em Gestão Ambiental (UFRJ) e graduado em Geografia (UFF). Possui experiência na área de cartografia, geotecnologias e ensino de Geografia. Atualmente é professor do Instituto Benjamin Constant com destaque para a docência de Geografia para alunos com deficiência visual, produção de material didático e elaboração de mapas táteis. Também presta consultoria no DPME-IBC (Divisão de Pesquisa e Produção de Material Especializado) na produção de mapas táteis.


Programa:
1. Motivações para ensinar Geografia.
     - O que é Geografia?
     - Por que ensinar e aprender Geografia?
     - Curiosidade no ensino de Geografia.

2. Geografia – práticas e textualizações no cotidiano.
     - A alfabetização cartográfica.
     - O fato geográfico.
     - Trabalhos de campo.

3. Representações do espaço para cegos e videntes.
     - Maquetes.
     - Mapas táteis.
     - Materiais táteis.

4. Atividades de Geografia:
     - Brincando com a lateralidade.
     - Construindo a nossa escala.
     - O QUIZZ Geográfico.

Metodologia: aulas teóricas e atividades práticas.

Avaliação: não há.

Bibliografia:

ALMEIDA, Rosângela Doin de. O espaço geográfico: ensino e representação. ED. Contexto. 2008.
ANTUNES, Celso; SELBACH, Simone. Geografia e Didática. Ed. Vozes. 2010.
CASTELLAR, Sonia. Educação geográfica: teorias e práticas docentes – São Paulo: Contexto, 2007.
CARLOS, Ana Fani Alessandro. A Geografia na Sala de Aula. 8º ed. 3º reimpressão. São Paulo: Contexto, 2009.
CASTROGIOVANNI, A.C.; CALLAI, H. C. Ensino de Geografia – práticas e textualizações do cotidiano. Ed. Mediação. 2002.
GUIMARÃES, Márcia Noêmia. Os diferentes tempos e espaços do homem: atividades de geografia e história para o ensino fundamental. Ed. Cortez. 2006.
LESANN, Janine. Geografia no ensino fundamental I. Belo Horizonte, MG: Ed. Fino Traço. 2011.
NOGUEIRA, Ruth E. Motivações Hodiernas para Ensinar Geografia – representações do espaço para visuais e invisuais. Florianópolis. 2009.
SAMPAIO, Adriany de Ávila; SAMPAIO, Antonio Carlos Freire. Ler o mundo com as mãos e Ouvir com os olhos. Reflexões sobre o Ensino de Geografia em tempos de inclusão. Uberaba, 2011.
SILVA, Léa Stahlshmidt P. LOPES, Jader, Janer Moreira. Diálogos de pesquisa sobre crianças e infâncias. Niterói: Editora da UFF, 2010.
VENTORINI, Silvia Helena. A experiência como fator determinante na representação espacial da pessoa com deficiência visual. São Paulo, SP. Martins Fontes. 2005.

Fim do conteúdo da página