Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Cursos de extensão > Oficina de Ciências Naturais
Início do conteúdo da página

Oficina de Ciências Naturais

Publicado: Quinta, 31 de Agosto de 2017, 12h06 | Última atualização em Sexta, 18 de Mai de 2018, 18h44 | Acessos: 2425

Público: Professores ou graduandos de Ciências Naturais; pedagogos ou graduandos de Pedagogia; professores que atuam no primeiro segmento do Ensino Fundamental, no Atendimento Educacional Especializado (AEE), nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) ou na área da deficiência visual.

Ementa: Recursos didáticos, metodologia e materiais adaptados para o ensino de Ciências Naturais para alunos com deficiência visual e deficiência múltipla.

Objetivos: Demonstrar metodologias de ensino-aprendizagem para alunos com deficiência visual e deficiência múltipla. Mostrar os recursos pedagógicos utilizados pelos alunos com deficiência visual e deficiência múltipla.

Carga horária total: 8 horas/aula.

Pré-requisitos: Não há.

Nº de vagas: 20

Período da oficina: 02/05/2018

Horário: de 8 às 15:50 horas.

Período de pré-inscrição: de 01/02 a 02/03/2018

Documentos obrigatórios:
Ficha de pré-inscrição preenchida na íntegra
Documento de identidade.
Certificado de conclusão de licenciatura em Ciências Naturais ou em Pedagogia ou declaração de matrícula nos referidos cursos emitida pela instituição de ensino ou declaração da escola de que atua no primeiro segmento do Ensino Fundamental, no AEE ou no SRM.
Foto 3 x 4 recente 

Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição em cursos/oficinas e outras informações importantes

Alojamento:
1. Somente terá direito ao alojamento o interessado que se inscrever em pelo menos duas das três oficinas dessa semana (02 a 04/05/2018). O espaço estará disponível do final da manhã do primeiro dia de oficina até as 12 h do dia seguinte à última oficina em que estiver matriculado.
2. Para inscrição em duas ou mais oficinas o interessado deve pertencer ao público alvo de cada uma delas isoladamente.
3. Os certificados serão emitidos por oficina.
4. É obrigatória a leitura das normas do alojamento.

Para certificação: Frequência integral e entrega à DEA da avaliação de reação / satisfação identificada e preenchida.

Professora: Patrícia Ignácio da Rosa.

Breve currículo:
Mestre em Diversidade e Inclusão (UFF). Especialização em Educação Inclusiva pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Especialização em Educação na Diversidade pela Universidade de Brasília (UNB). Graduada em Ciências/Biologia – Licenciatura plena, pela Federação das Faculdades Celso Lisboa. Curso de Especialização na Área da Deficiência da Visão (IBC/MEC). Membro da Câmara Técnica do Comitê de Ciência e Tecnologia da Cidade do Rio de Janeiro (2007). Professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME/RJ). Professora regente do Programa Educacional Alternativo do Instituto Benjamin Constant de 2007 a 2009 (IBC/MEC). Chefe da Divisão de Pesquisa e Produção de Materiais Especializados do Instituto Benjamin Constant (DPME/IBC) de 2010 a 2014. Diretora adjunta e atual Supervisora do Departamento de Educação (DED) do Instituto Benjamin Constant (IBC).

Programa:
O ensino de Ciências Naturais no IBC:
     - As metodologias utilizadas no ensino de Ciências Naturais.
     - O processo de constituição dos conceitos.
     - As limitações no acesso a informação.
     - Os materiais pedagógicos especializados elaborados e distribuídos pelo IBC para o ensino de Ciências.
     - O uso de modelos tridimensionais e bidimensionais pelos professores.


Metodologia: Aulas teóricas e atividades práticas.

Avaliação: Não há.

Bibliografia:
CARVALHO, I. C. M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2004.

CERQUEIRA, J. B.; FERREIRA, E. M. B. Recursos didáticos na Educação Especial. Revista Benjamin Constant, Rio de Janeiro, nº 5, 1996, p. 15,20.

CHASSOT, A. Sete escritos sobre educação e ciência. São Paulo: Cortez, 2008.

DELIZOICOV, D. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

ROSA, P. I. Braille e tinta unidos pela inclusão. In: Pesquisas 2001: Instituto Helena Antipoff, Centro de Referência em Educação Especial. Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. 2001.

_____. Recursos Pedagógicos no ensino de Ciências da Natureza para deficientes visuais. In: I Seminário Internacional Inclusão Escolar. Práticas em diálogo, 2014. Rio de Janeiro. Anais do I Seminário Internacional Inclusão Escolar: práticas em diálogo, 2014.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO. Multieducação: O ensino de Ciências (Série temas em debate). Rio de Janeiro, 2008.

Fim do conteúdo da página