Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Cursos de extensão > Introdução à Orientação e Mobilidade em contextos não escolares - Turma 1
Início do conteúdo da página

Introdução à Orientação e Mobilidade em contextos não escolares - Turma 1

Publicado: Quinta, 31 de Agosto de 2017, 11h26 | Última atualização em Sexta, 18 de Mai de 2018, 18h29 | Acessos: 1808

Público: Profissionais e acadêmicos das áreas da Educação e da Saúde.

Ementa: Histórico e conceituação de Orientação e Mobilidade (OM); técnicas de mobilidade dependente e independente.

Objetivo: Propiciar aos participantes conhecimentos e técnicas básicas de Orientação e Mobilidade que contribuam na sua atuação para o processo de inclusão da pessoa com deficiência visual.

Carga horária total: 40 horas/aula.

Pré-requisitos: O participante deverá ter mobilidade própria.

Nº de vagas: 26

Período do curso: de 02 a 06/04/2018

Horário: de segunda a quinta-feira, das 8 às 17 horas e sexta-feira, das 8 às 11:30 horas.

Período de pré-inscrição: de 02 a 31/01/2018

Documentos obrigatórios:
Ficha de pré-inscrição preenchida na íntegra
Documento de identidade.
Certificado de conclusão de curso na área da Educação ou Certificado de conclusão de curso na área da Saúde ou declaração da instituição de ensino que é aluno regularmente matriculado em curso destas áreas.
Foto 3 x 4 recente 

Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição em cursos/oficinas e outras informações importantes

Alojamento: Será disponibilizado alojamento aos participantes previamente autorizados. Ler o item “Leitura obrigatória”.

Para certificação: Frequência mínima de 75% e entrega à DEA da avaliação de reação/satisfação identificada e preenchida.

Professores: Vanessa Rocha Zardini Nakajima e Renato Martins Redoválio Ferreira

Breve currículo:
Vanessa Rocha Zardini Nakajima - Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) em 2006. Especialista em Fisiologia do Exercício, pela Universidade Veiga de Almeida (2008). Com curso de qualificação para professores na área da deficiência visual no Instituto Benjamin Constant (IBC). Professora do ensino básico técnico tecnológico, de Orientação e Mobilidade, do Instituto Benjamin Constant. Atualmente é Coordenadora do Núcleo de Capacitação e Empregabilidade, na Divisão de Reabilitação, Preparação para o Mercado de Trabalho e Encaminhamento Profissional (DRT) do Departamento de Estudos e Pesquisas Médicas e de Reabilitação (DMR/IBC).

Renato Martins Redoválio Ferreira - Graduação e licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Estácio de Sá. Pós-graduado em Educação Especial Inclusiva pela Universidade Cândido Mendes. Mestrando do Curso de Mestrado em Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico de Orientação e Mobilidade do Instituto Benjamim Constant - RJ. Experiência como técnico de Futebol de 5 com Deficientes Visuais.

Programa:
1. Histórico.
2. Conceituação de Orientação e Mobilidade.
3. Técnicas de orientação e mobilidade.
     - Técnicas de Guia Vidente (GV).
     - Técnicas de Auto Proteção (AP).
     - Introdução à Bengala Longa (BL): varredura, toque, diagonal, diagonal com guia vidente, diagonal com rastreamento, diagonal com toque, deslize, portas, detecção e exploração de objetos, subir e descer escadas.

Metodologia: Aulas teóricas e atividades práticas.
Avaliação: Não há
Bibliografia:
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Orientação e Mobilidade: Projeto Ir e Vir. Brasília: MEC, SEESP, 2002.

FELIPPE, João Álvaro de Moraes [et. al.]. Caminhando Juntos: Manual das Habilidades Básicas de Orientação e Mobilidade. Brasília: MEC, SEESP, 56.: II, 2003.

MACHADO, Edileine Vieira [et. al.]. Orientação e Mobilidade: Conhecimentos básicos para a inclusão do deficiente visual. Brasília: MEC, SEESP, 2003.

Fim do conteúdo da página