Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Cursos de extensão > Oficina: Arte de Contar Histórias para Crianças com Deficiência Visual
Início do conteúdo da página

Oficina: Arte de Contar Histórias para Crianças com Deficiência Visual

Publicado: Quinta, 31 de Agosto de 2017, 11h23 | Última atualização em Sexta, 18 de Mai de 2018, 18h14 | Acessos: 2962

Público: Pessoas interessadas na área da deficiência visual, com prioridade para profissionais e acadêmicos da área da Educação.

Ementa: Histórico da contação de histórias; atividades práticas com a voz; a emoção no texto /colorido na voz; exercícios de narração; a criança com deficiência visual: desenvolvimento psicomotor, linguístico e cognitivo; principais recursos utilizados com crianças com deficiência visual.

Objetivo: Estimular a criatividade dos participantes oferecendo alguns conhecimentos básicos sobre a contação de histórias e recursos que possam ser aplicados junto ao público com deficiência visual.

Carga horária total: 8 horas/aula.

Pré-requisitos: Não há.

Nº de vagas: 25

Período da oficina: 28/03/2018

Horário: de 8:30 às 16:30 horas.

Período de pré-inscrição: de 02 a 30/01/2018

Documentos obrigatórios:
Ficha de pré-inscrição preenchida na íntegra
Documento de identidade.
Certificado de conclusão do Ensino Médio.
Foto 3 x 4 recente 
Obs. Comprovante de atuação na área educacional ou certificado de conclusão de curso na área da Educação ou declaração da instituição de ensino de que é aluno regularmente matriculado em curso desta área: a apresentação deste documento não é obrigatória, mas priorizará a pré-inscrição no curso.

Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição em cursos/oficinas e outras informações importantes

Alojamento: Será disponibilizado alojamento aos participantes previamente autorizados, que se matricularem nas duas oficinas, oferecidas nos dias 27 e 28/03/2018. Ler o item “Leitura obrigatória”.

Para certificação: Frequência integral e entrega à DEA da avaliação de reação / satisfação identificada e preenchida.

Professora: Marlíria Flávia Coelho.

Breve currículo:
Especialista em Alfabetização de Deficientes Visuais (UNIRIO) e em Arte em Educação (TEAR e Escolinha de Artes do Brasil). Formada em Português/Literatura e em Artes Cênicas pela UNIRIO. Mestre em Diversidade e Inclusão pela UFF.


Programa:
1. Exercício de aquecimento e de sensibilização.
2. Histórico da contação de histórias: dos primórdios aos dias atuais.
3. A voz (respiração – dicção – entonação - ritmo).
4. A emoção no texto / colorido na voz.
5. Exercícios de narração.
6. A criança com deficiência visual: desenvolvimento psicomotor, linguístico e cognitivo.
7. Principais recursos utilizados com crianças com deficiência visual.
8. Sugestões de livros táteis.

Metodologia: Exposição teórica e atividades práticas.

Avaliação: Não há.

Bibliografia:

Fim do conteúdo da página