Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Cursos de extensão > Tecnologias Educacionais e Tecnologia Assistiva com Ênfase na Deficiência Visual
Início do conteúdo da página

Tecnologias Educacionais e Tecnologia Assistiva com Ênfase na Deficiência Visual

Publicado: Quinta, 31 de Agosto de 2017, 10h56 | Última atualização em Sexta, 18 de Mai de 2018, 18h11 | Acessos: 3488

Público: Professores, acadêmicos da área de Educação e demais profissionais que atuem no Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Ementa: Definição de tecnologias educacionais e tecnologia assistiva; legislação e histórico da Informática Educativa; metodologias; softwares de acessibilidade; ferramentas Web 2.0; aplicativos para dispositivos móveis; recursos de tecnologia assistiva.

Objetivo: Desenvolver competências no uso de novas tecnologias digitais; exercitar meios de aplicar estas tecnologias no âmbito educacional e possibilitar a inclusão digital e social da pessoa com deficiência visual no espaço escolar, por meio do uso dessas tecnologias.

Carga horária total: 40 horas/aula.

Pré-requisitos: Conhecimento básico de informática e acesso à internet.

Nº de vagas: 15

Período do curso: de 05 a 09/03/2018

Horário: de segunda a quinta-feira, das 8 às 17 horas e sexta-feira, das 8 às 11:30 horas.

Período de pré-inscrição: de 01/12/2017 a 05/01/2018

Documentos obrigatórios:
Ficha de pré-inscrição preenchida na íntegra
Documento de identidade.
Certificado de conclusão de curso na área da Educação ou declaração da Instituição de ensino que é aluno regularmente matriculado em curso desta área ou declaração da unidade escolar que comprove atuação no Atendimento Educacional Especializado.
Foto 3 x 4 recente

Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição em cursos/oficinas e outras informações importantes

Alojamento: Será disponibilizado alojamento aos participantes previamente autorizados. Ler o item “Leitura obrigatória”.

Para certificação: Frequência mínima de 75% e entrega à DEA da avaliação de reação/satisfação identificada e preenchida.

Professoras: Bianca Della Líbera e Vanessa França da Silva.

Breve currículo:
Bianca Della Líbera - Professora de Informática Educativa do Instituto Benjamin Constant, formada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutoranda em Ensino em Biociências e Saúde na Fundação Oswaldo Cruz, com aperfeiçoamento em Mídias na Educação pelo projeto e-ProInfo e Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz.

Vanessa França da Silva - Professora de Informática Educativa do Instituto Benjamin Constant, formada em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Especialista em Educação Básica pelo Colégio Pedro II, com extensão em Informática aplicada à Educação e Mestranda em Novas Tecnologias Digitais na Educação pela Unicarioca.

Programa:
1. Definição de tecnologias.
2. Legislação e histórico da informática educativa.
3. Metodologias:
     - Referencial TPACK.
     - Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL – Problem Based Learning).
     - Ensino Híbrido.
     - Sala de aula invertida (Flipped Classroom).
4. Softwares de acessibilidade:
     - Dosvox.
     - Leitores de tela (NVDA e Talkback).
     - Ampliadores de tela.
     - Braille Fácil.
     - Monet.
     - Prancha Fácil (software de comunicação alternativa).
5. Ferramentas Web 2.0.
6. Aplicativos para dispositivos móveis.
7. Recursos de tecnologia assistiva.

Metodologia: Ensino Híbrido, com aulas expositivas, atividades práticas e online (presenciais e à distância) acerca dos assuntos abordados no programa. Ao final de cada dia, será solicitado o preenchimento dos questionários avaliativos no Google Formulários.

Avaliação: Não há.

Bibliografia:
BERSCH, R. Introdução à Tecnologia Assistiva. 2013. Disponível em: http://www.assistiva.com.br/Introducao_Tecnologia_Assistiva.pdf. Acesso em 07 abr 2015.

COUTINHO, C. P. TPACK : em busca de um referencial teórico para a formação de professores em tecnologia educativa. Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância, v. 2, n. 4, p. 1–18, 2011. Disponível em: http://revistapaideia.unimesvirtual.com.br/index.php?journal=paideia&page=article&op=view&path[]=197&path[]=193. Acesso em 26 nov 2014.

KOEHLER, M. J.; MISHRA, P. What Is Technological Pedagogical Content Knowledge? Contemporary Issues in Technology and Teacher Education, v. 9, n. 1, p. 60–70, 2009. Disponível em: http://www.citejournal.org/articles/v9i1general1.pdf. Acesso em 27 ago 2014.

NASCIMENTO, João Kerginaldo Firmino Do. Informática aplicada à educação. Brasília: Universidade de Brasília, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/infor_aplic_educ.pdf. Acesso em 27 ago 2015.

VALENTE, J. A. (ORG). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: UNICAMP/NIED, 1999. Disponível em: http://www.fe.unb.br/catedraunescoead/areas/menu/publicacoes/livros-de-interesse-na-area-de-tics-na-educacao/o-computador-na-sociedade-do-conhecimento. Acesso em 15 jan 2014.

Fim do conteúdo da página