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Introdução às Técnicas de Leitura e de Escrita no Sistema Braille

Publicado: Terça, 29 de Agosto de 2017, 10h11 | Última atualização em Sexta, 18 de Mai de 2018, 18h03 | Acessos: 3530

Público: Professores ou acadêmicos da área de Educação ou profissionais técnicos que atuem ou desejem atuar na área da deficiência visual. Terá prioridade na matrícula o interessado que comprovar que já atua na área.

Ementa: A origem do Sistema Braille e sua importância no processo de emancipação da pessoa com deficiência visual. O instrumental necessário para a escrita em braille. Identificação e representação dos caracteres braille na leitura e na escrita de textos. Introdução à simbologia matemática. Leitura e transcrição de textos para o Sistema Braille.

Objetivo: Transmitir conhecimentos básicos sobre o Sistema Braille que permitam aos participantes melhorarem suas condições de atendimento às pessoas com deficiência visual em seu processo de inclusão social e educacional.

Importante: A carga horária do curso não contempla o ensino do braille através da leitura tátil.

Carga horária total: 40 horas/aula.

Pré-requisitos:
Para pessoas cegas: prévio domínio da leitura tátil.
Para pessoas com baixa visão: prévio domínio da leitura tátil ou ter acuidade visual suficiente para leitura do braille (ponto e interponto) em relevo; a DCRH não possui recursos ópticos para empréstimo ao cursista.

Nº de vagas: 25

Período do curso: 29/01 a 02/02/2018

Horário: de segunda a quinta-feira, das 8 às 17 horas e sexta-feira, das 8 às 11:30 horas.

Período de pré-inscrição: de 01 a 30/11/2017

Documentos obrigatórios:
Ficha de pré-inscrição preenchida na íntegra
Documento de identidade.
Certificado de conclusão do Ensino Médio.
Foto 3 x 4 recente.
Obs. Declaração da instituição informando que o interessado neste curso atua na área da deficiência visual: a apresentação deste documento não é obrigatória, mas priorizará a pré-inscrição no curso.

Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição em cursos/oficinas e outras informações importantes

Alojamento: Será disponibilizado alojamento aos participantes previamente autorizados. Ler o item “Leitura obrigatória”.

Para certificação: Frequência mínima de 75%, nota (média) igual ou superior a 6,0 (seis) e entrega à DEA da avaliação de reação/satisfação identificada e preenchida.

Professora: Maria Luzia do Livramento.

Breve currículo:
Graduada em Psicologia pelas Faculdades Integradas Celso Lisboa (1989). Fez o Curso Especialização de Professores na Área da Deficiência da Visão do Instituto Benjamin Constant (IBC) em 1990. Concluiu o Curso de Formação de Professores no Colégio Estadual Ignácio Azevedo do Amaral no ano de 1984. Foi revisora de textos em braille, nos períodos de 1993 a 2001 e 2004 a 2009 no IBC. Foi revisora de textos em braille na Associação Macaense de Apoio aos Cegos no período de 2002 a 2003. Atualmente é professora de braille do Instituto Benjamin Constant, aprovada no concurso público de 2009.


Programa:
1. Breve histórico do Sistema Braille.
2. Instrumentos utilizados para a escrita.
3. O Sistema Braille.
4. Sinais exclusivos do Sistema Braille.
5. Transcrição de palavras, frases e pequenos textos.
6. Simbologia matemática.
        - numerais indo-arábicos, romanos, ordinais, decimais e fracionários.
        - representação das operações fundamentais.
        - representação de datas e telefones.
7. Leitura de textos sem e com interponto.

Metodologia: Aulas teóricas e práticas. Será utilizado nas atividades de leitura e de escrita, assim como nas avaliações, apenas o sistema braille em relevo.

Avaliação: Contínua (2 trabalhos escritos e 2 de leitura realizados ao longo curso).

Bibliografia:
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Grafia Braille para a Língua Portuguesa. Brasília: SEESP, 2006.
Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/textosbraile.pdf>.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Normas Técnicas para a Produção de Textos em Braille. Brasília: SEESP, 2006.
Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/textosbraile.pdf>.
______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Código Matemático Unificado para a Língua Portuguesa – CMU. Brasília: SEESP, 2006.

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