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Introdução à Orientação e Mobilidade no contexto escolar - Turma 1

Publicado: Sexta, 25 de Agosto de 2017, 11h31 | Última atualização em Sexta, 18 de Mai de 2018, 18h02 | Acessos: 2983

Público: Profissionais e acadêmicos da área de Educação.

Ementa: Histórico e conceituação de Orientação e Mobilidade (OM); técnicas de mobilidade dependente e independente.

Objetivo: Propiciar aos participantes conhecimentos e técnicas básicas de Orientação e Mobilidade que contribuam na sua atuação para o processo de inclusão do aluno com deficiência visual.

Carga horária total: 40 horas/aula.

Pré-requisitos: O participante deverá ter mobilidade própria.

Nº de vagas: 26

Período do curso: de 22 a 26/01/2018

Horário: de segunda a quinta-feira, das 8 às 17 horas e sexta-feira, das 8 às 11:30 horas.

Período de pré-inscrição: de 23/10 a 24/11/2017

Documentos obrigatórios:
    - Ficha de pré-inscrição preenchida na íntegra
    - Documento de identidade.
    - Certificado de conclusão de curso na área da Educação ou declaração da instituição de ensino que é aluno regularmente matriculado em curso desta área.
    - Foto 3 x 4 recente.

Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição em cursos/oficinas e outras informações importantes

Alojamento: Será disponibilizado alojamento aos participantes previamente autorizados. Ler o item “Leitura obrigatória”.

Para certificação: Frequência mínima de 75% e entrega à DEA da avaliação de reação/satisfação identificada e preenchida.

Professores: Regina Kátia Cerqueira Ribeiro e Higor Cruz da Silva.

Breve currículo:
Regina Kátia Cerqueira Ribeiro - Graduada em Educação Física pela Universidade Estácio de Sá, em 2007; Pós Graduação em Psicopedagogia Institucional e a Educação Especial pela Universidade Veiga de Almeida, concluída em 2009; Mestre em Saúde Materno – Infantil, na Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF), em 2015; é professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Benjamin Constant desde 2014, tendo assumido a coordenação de Orientação e Mobilidade na Divisão de Ensino do Departamento de Educação do Instituto Benjamin Constant em julho do mesmo ano. É ainda membro da Comissão de Acessibilidade do Instituto Benjamin Constant, desde maio de 2015. Escreveu o artigo “Orientação e Mobilidade da pessoa com cegueira adquirida: os benefícios do meio aquático como facilitador da aprendizagem”, publicado em dezembro de 2013, na Revista Benjamin Constant.

Higor Cruz da Silva – Graduada em Educação Física pelo Centro Universitário Augusto Motta (2005); Pós graduado em Educação especial pela Faculdade de Educação São Luis (2017). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Especial. Professor na SPDM nos anos 2014/2015 e do Estado do Rio de Janeiro nos anos 2015/2016; professor de basquete PRO – LIFE nos anos 2010/2016. Atualmente é professor de Orientação e Mobilidade do Instituto Benjamin Constant.

Programa:
     1. Histórico.
     2. Conceituação de Orientação e Mobilidade.
     3. Técnicas de Orientação e Mobilidade.
              - Técnicas de Guia Vidente (GV).
              - Técnicas de Auto Proteção (AP).
              - Introdução à Bengala Longa (BL): varredura, toque, diagonal, diagonal com guia vidente, diagonal com rastreamento, diagonal com toque, deslize, portas, detecção e exploração de objetos, subir e descer escadas.

Metodologia: Aulas teóricas e atividades práticas.
Avaliação: Não há.
Bibliografia:
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Orientação e Mobilidade: Projeto Ir e Vir. Brasília: MEC, SEESP, 2002.
FELIPPE, João Álvaro de Moraes [et. al.]. Caminhando Juntos: Manual das Habilidades Básicas de Orientação e Mobilidade. Brasília: MEC, SEESP, 56.: II, 2003.
MACHADO, Edileine Vieira [et. al.]. Orientação e Mobilidade: Conhecimentos básicos para a inclusão do deficiente visual. Brasília: MEC, SEESP, 2003.

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