Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Cursos de extensão > Orientações gerais para pré-inscrição em cursos/oficinas e outras informações importantes
Início do conteúdo da página

Orientações gerais para pré-inscrição em cursos/oficinas e outras informações importantes

Publicado: Quinta, 24 de Agosto de 2017, 10h01 | Última atualização em Terça, 22 de Mai de 2018, 17h06 | Acessos: 7923
1. Os documentos obrigatórios, as ementas e demais informações sobre cada um dos eventos de capacitação são disponibilizados no site www.ibc.gov.br antes do início do período de pré-inscrição.
 
2. Para obter as informações mencionadas no item 1, clique sobre o nome do evento de capacitação na programação.
 
3. Somente serão consideradas as pré-inscrições remetidas ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. da Divisão de Extensão e Aperfeiçoamento (DEA) do Instituto Benjamin Constant (IBC) no período de pré-inscrição correspondente ao evento desejado.
 
4. Antes de enviar a ficha de pré-inscrição, o interessado deve observar se atende aos pré-requisitos necessários para fazer o evento de capacitação desejado e se possui os documentos obrigatórios.
 
Atenção: o endereço eletrônico (e-mail) que a DEA utiliza para contato é o informado pelo participante na ficha de pré-inscrição. Solicitamos que ao preencher a ficha verifique se está corretamente informado. Sugerimos que verifique regularmente sua caixa de entrada e sua caixa de spam.
 
Inscrições 
 
1. Para realizar a pré-inscrição:
1.1 Fazer o download da ficha de pré-inscrição para cursos/oficinas
1.2. Preencher a ficha de pré-inscrição na íntegra e enviá-la, juntamente com a cópia dos documentos obrigatórios, para  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Atenção: A ficha de pré-inscrição e os documentos obrigatórios deverão ser enviados como arquivos anexados à mensagem eletrônica.
1.3. Informar no campo “assunto” da mensagem eletrônica o nome do evento de capacitação para o qual solicita pré-inscrição.
1.4. Verificar o preenchimento do seu nome na ficha de pré-inscrição: o certificado será emitido conforme grafado neste documento.
1.5. Não serão consideradas pré-inscrições de candidatos que já tiverem realizado o evento de capacitação desejado nos três anos anteriores ao que estiverem se inscrevendo.
 
Atenção: A pré-inscrição será desconsiderada caso o candidato à vaga não preencha a ficha de pré-inscrição integralmente ou não a encaminhe com os documentos obrigatórios, no formato indicado no item 1.2, durante o período de pré-inscrição do evento pretendido.
 
2. A DEA poderá, a qualquer tempo, entrar em contato com o interessado, sendo sua responsabilidade o acesso regular ao e-mail informado na ficha de pré-inscrição. A DEA sugere ainda que o “lixo eletrônico” seja regularmente verificado.
 
3. Finalizado o período de pré-inscrição, ou se preenchidas as vagas antes do prazo estabelecido, a DEA entrará em contato, por e-mail, com os candidatos, observando o número de vagas disponíveis, para confirmação de inscrição.
 
4. Até 5(cinco) dias úteis, após a data final do período de pré-inscrição para determinado evento de capacitação, será divulgada na página eletrônica do IBC a relação das pessoas pré-inscritas na turma (dentro do número de vagas estabelecido). O interessado deverá confirmar sua participação encaminhando mensagem eletrônica para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., no prazo de até 10 (dez) dias após data final do período de pré-inscrição.
 
5. Em caso de desistência, a DEA solicita ao interessado que entre em contato, no máximo até 15 (quinze) dias antes do início do evento, para que seja possível convocar o próximo candidato da lista de espera.
 
6. Não serão aceitas matrículas de um mesmo candidato para eventos de capacitação realizados em datas ou períodos simultâneos. Caso isso ocorra, a DEA efetuará o cancelamento da pré-inscrição em todos os eventos solicitados.
 
7. A relação dos participantes matriculados é disponibilizada na página eletrônica do IBC e poderá ser impressa pelo interessado para fins de comprovação de matrícula no evento de capacitação.
 
Materiais didáticos
 
1. O material didático, quando houver, será enviado por e-mail à pessoa devidamente matriculada, antes do início do evento de capacitação ou será disponibilizado em serviços de armazenamento de arquivos online (como Google drive).
 
2. A DEA indicará, no e-mail, se algum material deverá ser impresso pelo participante para uso durante o evento.
2.1.  No caso de pessoa com deficiência visual, esse material será distribuído pela DEA em braille ao participante cego ou em tipo ampliado ao participante com baixa visão.
2.2. A DEA poderá solicitar, de acordo com o evento de capacitação, que o participante traga alguns materiais.
 
3. Somente materiais que não possam seguir por meio eletrônico serão distribuídos presencialmente ao participante do evento.
 
4. A DEA poderá realizar empréstimo de materiais, mediante assinatura de termo de responsabilidade (e devolução do material no último dia de aula) pela pessoa matriculada.
 
Importante
 
1. No primeiro dia de aula, será entregue ao participante do evento de capacitação um crachá de identificação de uso obrigatório nas dependências do IBC.
 
2. Os eventos fazem parte de uma programação e podem sofrer alterações, inclusive cancelamentos, a critério do IBC.
 
3. O evento somente será realizado com a confirmação de inscrição de, no mínimo, 50% das vagas.
 
4. Em função dos itens 2 e 3 acima, recomendamos ao interessado que não realize despesas de viagem, como aquisição de passagens, antes que a DEA confirme a matrícula no evento solicitado.
 
5. A inscrição será realizada por ordem de chegada da ficha de pré-inscrição, dentro do período indicado. Caso não seja atingida a quantidade mínima de interessados no evento, o período de pré-inscrição poderá ser prorrogado, a critério do IBC.
 
6. Reservamos 5 (cinco) vagas de cada evento da programação aos funcionários do IBC. Caso as vagas não sejam integralmente ocupadas, as remanescentes serão destinadas ao público externo, observados os critérios expostos neste documento. 
 
 
Frequência e certificação
 
1. Considera-se hora aula o tempo de 50 (cinquenta) minutos. 
 
2. O certificado de conclusão do evento de capacitação será emitido conforme estabelecido no item “Para certificação” no detalhamento do evento pretendido, conforme divulgado.
 
3. Nos eventos de capacitação sem grau de aferição de conteúdo, o certificado será encaminhado ao concluinte, pelo e-mail informado na ficha de pré-inscrição, até 5 (cinco) dias úteis após o término do evento.
 
4.  Nos eventos de capacitação com grau de aferição de conteúdo, o certificado será encaminhado ao concluinte, pelo e-mail informado na ficha de pré-inscrição, até 20 (vinte) dias úteis após o término do evento. Somente realizará a avaliação de conteúdo o participante que obtiver a frequência mínima exigida.
 
Atenção: A DEA não abona faltas, sendo responsabilidade do participante administrar suas ausências, observando os percentuais de frequência informados no detalhamento do evento de capacitação.
 
 
Alojamento
 
1. O IBC oferece 20 vagas (15 para mulheres e 5 para homens), em alojamento coletivo, para participantes de outros estados ou de municípios do interior do estado do Rio de Janeiro, que serão preenchidas respeitando-se a ordem de chegada das fichas de pré-inscrição.
1.1. O alojamento não será oferecido aos interessados residentes nos municípios da região metropolitana da cidade do Rio de Janeiro.
 
2. A informação sobre disponibilidade ou não de alojamento para determinado evento de capacitação encontra-se em item específico no detalhamento do evento de capacitação, divulgado no site do IBC.
 
3. Para os participantes previamente autorizados pelo IBC, o alojamento estará disponível a partir das 11:30 horas do primeiro dia do evento, com saída até as 12 horas do dia subsequente ao último dia de aula. No primeiro dia de aula, os participantes que utilizarão o alojamento devem aguardar, em sala de aula, o funcionário da DEA que os acompanhará.
 
4. O alojamento não dispõe de serviços de lavanderia e de alimentação, devendo o participante responsabilizar-se pelos mesmos, trazendo inclusive roupas de cama e de banho.
 
5. Para os solicitantes de alojamento, é obrigatória a leitura do REGULAMENTO INTERNO DO ALOJAMENTO DO IBC
 
Outras informações:
 
1. Os eventos de capacitação são realizados nas dependências do Instituto Benjamin Constant – Av. Pasteur, 350/368 – Urca /Rio de Janeiro / RJ.
 
2. O IBC não disponibiliza vaga de estacionamento aos participantes.
 
3. O IBC atende pedidos de realização de eventos de capacitação em todo o Brasil. As instituições interessadas devem entrar em contato com a DEA (dados abaixo).
 
4. Contatos da DEA:
Telefone: (0XX21) 3478-4455
Fax: (0XX21) 3478-4454
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 
Fim do conteúdo da página