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Notícias

Professores do IBC lançam livro sobre educação de pessoas com deficiência visual

A obra Para além do olhar: políticas e práticas na educação de pessoas com deficiência visual  é organizada por Arlindo Fernando Paiva de Carvalho Junior, Bianca Della Líbera e Marcia de Oliveira Gomes e resulta de parceria com professores e pesquisadores de diferentes instituições educacionais do país.

  • Publicado: Segunda, 24 de Junho de 2019, 13h32
  • Última atualização em Quarta, 26 de Junho de 2019, 11h48
  • Acessos: 804
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O lançamento do livro

Dia: 26/6/2019 - quarta-feira

Horário: 15 horas

Local: Auditório Maestro Gurgulino (sala 251) - Instituto Benjamin Constant - Av. Pasteur, 350/Urca

 

Sinopse do livro

Destinado à formação inicial e continuada de professores, o livro busca, a partir dos estudos e pesquisas apresentados, contribuir para uma educação mais digna e igualitária às pessoas com deficiência visual (DV), em busca de uma sociedade mais ética, democrática, participativa e, consequentemente, inclusiva. Nesse sentido, os textos que compõem o livro dialogam sobre a educação de pessoas com DV desde a educação infantil até o ensino universitário, ressaltando práticas, recursos e políticas bem-sucedidas.

Dentre os temas abordados, encontram-se a organização curricular, que nos leva a pensar em formas mais inclusivas de acolhimento dos estudantes; a surdocegueira, que traz à tona uma condição única ainda desconhecida de muitos educadores; a comunicação alternativa, que evidencia outras formas possíveis de interação e relação no processo de construção do conhecimento; vivências da sala de aula, que nos permitem pensar na formação profissional, especialmente do professor-pesquisador; práticas pedagógicas diferenciadas, que valorizam as potencialidades de estudantes cegos e com baixa visão; ações institucionais, que contribuem para a reflexão acerca da inclusão no contexto universitário; produção de recursos pedagógicos e o uso de recursos assistivos e/ou tecnológicos, que permitem a superação de barreiras na aprendizagem; acessibilidade aos diferentes espaços educacionais, que investigam o suporte oferecido a pessoas com DV.


Os organizadores

Arlindo - Professor do IBC; doutorando em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio); mestre em Ciências da Atividade Física pela Universidade Salgado de Oliveira (Universo); Especialista em Docência no Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes (Ucam), em Docência no Ensino Básico com ênfase em Educação Física pelo Colégio Pedro II (CPII), em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Educação Física Escolar pela UFF, em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com deficiência pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e formado em Licenciatura Plena em Educação Física pelo Centro Universitário Augusto Mota (Unisuam).

Bianca - Professora do IBC; doutora e mestre em Ciências pelo Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz); possui aperfeiçoamento em Mídia e Educação pelo Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo) e formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Marcia - Professora do IBC; doutora e mestre em Letras pela Universidade do estado do Rio de Janeiro (UERJ); especialista em Tradução Audiovisual Acessível/Audiodescrição pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e formada em Letras com habilitação em Português/Literaturas pela UERJ.


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Assunto(s): Livro , IBC
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