Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Notícias

IBC realiza atividades alusivas ao Dia das Crianças

A data é celebrada no dia 12 de outubro, mas a programação aconteceu durante a semana.

  • Publicado: Quinta, 11 de Outubro de 2018, 14h23
  • Última atualização em Sexta, 12 de Outubro de 2018, 06h29
  • Acessos: 245
imagem sem descrição.

Projeto Cine Pipoca

O projeto consiste na apresentação de filmes junto com a degustação de pipocas e refrescos. Os alunos normalmente são divididos por sessões, pelo critério de ano escolar, e, os filmes podem ser diferentes para atenderem as idades do público. As escolhas orientam-se pelos assuntos que serão abordados com os alunos em seu processo educacional, ou para ilustrar temas já introduzidos. A atividade de terça-feira (9) foi conduzida pela equipe da Coordenação de Atendimento Especializado em Deficiência Múltipla (AEDMU) do Departamento de Educação (DED), excepcionalmente em sessão única, no Teatro Benjamin Constant, com a presença dos alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

 

O filme

"Buscamos com a ação dialogar sobre a deficiência a partir de questões que o enredo apresenta e de alguma forma podem estar presentes no cotidiano do aluno", explicou a professora Fabiana Rangel. O filme projetado foi Colegas (2013), uma produção brasileira, com a direção de Marcelo Galvão, com participação e narração de Lima Duarte e que traz como protagonistas os atores com Síndrome de Down: Ariel Goldenberg (Stallone), Breno Viola (Márcio) e Rita Pokk (Aninha).

O longa metragem de 94 minutos foi premiado: no Festival de Gramado, na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, no Prêmio Jovem Brasileiro, no Festival de Cinema Latino-Americano de Trieste e no 6th International Disability Film Festival Breaking Down Barriers.

Cinema 2

A trama mostra a aventura de três amigos com Síndrome de Down que fogem do Instututo especializado no qual estudam e moram juntos, para realizarem seu sonhos individuais. A jornada começa pelo roubo do carro do jardineiro e envolve momentos de humor, drama, aventura e poesia durante a peregrinação dos "parceiros de crime", sempre perseguidos por policiais e acompanhados pela imprensa. As músicas de Raul Seixas embalam as cenas.

Os alunos manifestaram que gostaram do roteiro e admiraram a perseverança dos personagens na busca de seus sonhos, sempre acreditando serem capazes de enfrentar com autonomia as adversidades. "Para tudo (gíria para atenção)! Se vocês querem realizar os sonhos de vocês, primeiramente, temos que estudar e depois ter força de vontade", ensinou Lucas, do 5º ano. A professora Fabiana agradeceu em público a empresa produtora do filme, a Gatacine, situada em São Paulo, que não descansou até conseguir disponibilizar para o evento uma cópia do filme com audiodescrição. 

 

Oficina Criança Feliz

Aqui, os estudantes do IBC puderam produzir seus próprios brinquedos. Professores substitutos das turmas do 1° ao 5° ano, tiveram a ideia de oferecer esta oficina para incentivar a criatividade dos pequenos enquanto descobriam novas formas divertidas de brincar.

Com o uso de papel crepom, cola, cartolinas, pincéis, tintas guache, glíter e materiais recicláveis, a arte foi tomando conta da sala. Na primeira parte da manhã, a participação foi das turmas do 1° ao 3° ano e na segunda parte da manha foi com as turmas do 4° e 5° e os estudantes com deficiência múltipla.

Oficina 7 Oficina3Oficina2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Oficina 6

Oficina5

 

 

 

 

 

 

 

A manhã foi cheia de interação e os briquedos produzidos ficaram com os estudantes.

registrado em:
Fim do conteúdo da página