Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Notícias

IBC promove debate sobre inserção no mercado de trabalho

O Núcleo de Capacitação e Empregabilidade (Nucape) do IBC realizou ontem (8) a oficina "Desafios para a inserção profissional", com o objetivo de integrar os usuários do núcleo, conhecer e discutir as dificuldades vivenciadas, levantar as demandas de qualificação profissional e apresentar o processo de intermediação de empregos.

  • Publicado: Terça, 09 de Outubro de 2018, 15h43
  • Última atualização em Terça, 09 de Outubro de 2018, 15h54
  • Acessos: 375
Em pé: Sonia Rocha e Thiago Sardenberg. Sentadas: Patrícia Nascimento e Margareth Brandão
Em pé: Sonia Rocha e Thiago Sardenberg. Sentadas: Patrícia Nascimento e Margareth Brandão

O evento realizado no Auditório Maestro Gurgulino foi coordenado pelo Professor Thiago Sardenberg e pela Psicóloga Sonia Rocha, ambos do Departamento de Estudos e Pesquisas Médicas e de Reabilitação (DMR). "Sabemos que as oportunidades (de emprego) estão escassas e queremos identificar, além dos fatores econômicos, os entraves observados pelos profissionais e as barreiras identificadas pelos empregadores", explicou Thiago, que pretende promover mais dois encontros entre os cadastrados no Nucape e as partes envolvidas. 

 

Intermediação de mão de obra

Neste primeiro encontro foram convidadas a diretora Patrícia Nascimento, do Centro Municipal de Trabalho e Emprego (CMTE) do Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (CIAD) e a assistente social Margareth Brandão, da Subsecretaria da Pessoa com Deficiência (SUBPD), do município do Rio de Janeiro, que explicaram a dinâmica do Sistema Nacional de Emprego (SINE) e o panorama verificado no CIAD, antes de dialogarem sobre a melhor conduta para buscar uma vaga de emprego.

Um dos papéis mais importante da intermediação é de prestar informações ao trabalhador sobre: o perfil profissional exigido pelas empresas; a importância da postura profissional; a necessidade de desenvolvimento pessoal e profissional contínuo; os meios existentes para busca de emprego; documentação necessária; ou mesmo orientações sobre como elaborar um currículo ou se portar em uma entrevista.

Os usuários foram informados sobre o "Dia D" que é um conjunto de atividades que proporciona a inclusão de pessoas com alguma deficiência no mercado de trabalho. Entre as ações estão as feiras de emprego, que na cidade do Rio de Janeiro, acontecerão na quadra da Portela, em Madureira, dia 6 de dezembro e na Catedral Metropolitana, no Centro, dia 12 de dezembro.

"No dia 12 de dezembro iremos acompanhar os reabilitandos cadastrados que desejarem buscar uma vaga na faira da Catedral Metropolitana", avisou Sônia. Estão previstas ofertas de emprego de 50 empresas. 

 

Próxima reunião 

Já está agendado para o dia 12 de novembro o próximo encontro com a participação de empresas que queiram disponibilizar suas vagas ou melhorar as suas condições de trabalho.

registrado em:
Assunto(s): IBC , Nucape
Fim do conteúdo da página