Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Notícias

I Seminário do Programa de Reabilitação do IBC acontece em dezembro

Os interessados têm do dia 15 de outubro a 15 de novembro para se inscreverem.

  • Publicado: Quinta, 11 de Outubro de 2018, 10h00
  • Última atualização em Domingo, 14 de Outubro de 2018, 22h34
  • Acessos: 640

O Departamento de Estudos e Pesquisas Médicas e de Reabilitação (DMR) realizará, nos dias 4 e 5 de dezembro de 2018, o Seminário com o intuito de compartilhar os conhecimentos acumulados em mais de 30 anos na área de reabilitação em educação e saúde. O foco deste trabalho é promover a autonomia e independência de jovens, adultos e idosos que perderam ou estão perdendo a visão, possibilitando suas inclusões social, acadêmica e laboral, de acordo com as respectivas singularidades.

O IBC oferece os mais diversos atendimentos e atividades pedagógicas voltados aos reabilitandos, além de formação e encaminhamento profissional. Esse será o primeiro evento de caráter técnico e científico da área da reabilitação desenvolvido por professores e técnicos da equipe do Departamento de Estudos e Pesquisas Médicas e de Reabilitação (DMR).

“Este é um sonho acalentado por todos nós há muitos anos e, por isso, estamos muito felizes em realizá-lo. Esperamos, com isso, que a sociedade conheça o trabalho de reabilitação em educação e saúde, e tenham uma visão mais ampla da importância deste departamento e do Instituto Benjamin Constant. Não somos apenas uma escola de ensino fundamental, mas uma instituição de inclusão”, disse a diretora do DMR, Rosane de Menezes Pereira.

O evento

O I Seminário do Programa de Reabilitação do IBC terá uma intensa programação nos dois dias de realização, durante os quais serão oferecidas palestras no formato de mesas-redondas e oficinas.

Os temas discutidos, por multiprofissionais, abordarão conceitos e aspectos do processo de reabilitação das pessoas com deficiência visual, deficiência múltipla associada à visual e com surdocegueira – na perspectiva interdisciplinar.

As oficinas proporcionarão aos participantes conhecimentos teórico-práticos nas atividades oferecidas pelo Instituto Benjamim Constant aos reabilitandos, como: braille, escrita cursiva, música, soroban, artes plásticas, informática educativa, orientação e mobilidade, entre outras.

O objetivo é ampliar o entendimento de profissionais e acadêmicos das áreas da educação, saúde e afins sobre as necessidades desse contingente da população brasileira que deseja, precisa e tem o direito constitucional de acesso a espaços e atividades que hoje lhe é negado principalmente por causa das barreiras atitudinais das demais pessoas.

Inscrições

Para participar, os interessados devem se inscrever no período de 15 de outubro a 15 de novembro ou até quando houver vagas disponíveis. O formulário está disponível aqui

Ao todo serão disponibilizadas 240 vagas. Não serão realizadas inscrições no dia do evento.

Os inscritos irão receber certificados do evento e de cada oficina que participar.

Clique aqui para ficar por dentro da programação e outras informações sobre o evento.

Fim do conteúdo da página