Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Notícias

“Fauna e Flora Brasileira” é o tema de exposição de arte

A exposição artísica faz parte da programação de aniversário do IBC.

  • Publicado: Terça, 11 de Setembro de 2018, 17h10
  • Última atualização em Quarta, 12 de Setembro de 2018, 15h34
  • Acessos: 416
Exposição de arte no pátio interno do IBC como parte da programação do aniversário de 164 anos da instituição.
Exposição de arte no pátio interno do IBC como parte da programação do aniversário de 164 anos da instituição.

Desde a terça-feira (11), os alunos da Reabilitação do Instituto Benjamin Constant (IBC) estão com suas artes prestigiadas na Exposição Fauna e Flora Brasileira que acontece até a próxima semana, no pátio interno. Na abertura, as boas vindas foram na fala da diretora do Departamento de Pesquisas Médicas e de Reabilitação, Rosane Menezes Pereira, que destacou a importância do trabalho para a instituição e, logo após, a professora Maria da Glória de Souza Almeida, representando o diretor-geral do IBC, João Ricardo Melo Figueiredo, fez sua fala enaltecendo o engajamento das professoras de artes Luciana Bernadinello, Glauce Mara Gabry e Camila Marcarenhas, com as aulas de cerâmica.

A exposição é resultado da continuação do projeto Memórias Afetivas, de 2017, e traz elementos de composição plástica a partir de memórias da infância relacionadas à natureza e concretizadas em esculturas, costuras e estamparias que ganharam formas pelas mãos dos reabilitandos do IBC.

 

Arte em cerâmica

 Arte em costura Arte em estamparia   

 

               

 Arte em cerâmica                                              Arte em costura                                                Arte em estamparia

 

  

Arte em pintura pelo reabilitando Paulo Roberto dos Santos que escolheu desenhar e pintar um tucano após as aulas de artes desenvolverem o projeto sobre Fauna e Flora Brasileira.

Os talentos são variados e a pintura teve um destaque com o aluno reabilitando Paulo Roberto Pereira dos Santos. Apaixonado por arte, se afastou da carreira de fisioterapeuta por possuir baixa visão. Mas no IBC, redescobriu seu gosto por pinturas identificado ainda na infância, quando desenhava personagens de desenho animado nas paredes de casa. “A arte não tem um compromisso, é você gostar do que está fazendo. Não importa se você vai pegar uma argila e não saber o que fazer, mas se você tem sensibilidade sai arte”, afirmou Paulo. E, agora, ele pretende continuar a explorar os caminhos da arte e realizar sua grande vontade de fazer uma escultura.

 

 

 

 Acesse a galeria de fotos da Exposição. 

 

Oficina de Terrário 

Oficina de Terrário com o professor convidado Helton Messiani, da UFF, que ensinou o plantio de suculentas e cactos aos reabilitandos do IBC.Ainda como atividade da Exposição Fauna e Flora Brasileira, aconteceu, nos dias 11 e 12, a Oficina de Terrário com o professor convidado Helton Messini, da Universidade Federal Fluminenese, que ensinou o passo a passo de como realizar o plantio de suculentas e cactos em pequenos vasos. 

Os participantes aprenderam a montar o vaso com pedrinhas, pequenos pedaços de borracha, terra adubada, planta e cascalhos para decorar.

 

 

 

 

 

 

 Galeria de fotos da Oficina de Terrário.

registrado em:
Fim do conteúdo da página