Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Notícias

Comunidade do IBC festeja o São João

A festa foi na sexta-feira passada (13) e reuniu alunos, servidores, funcionários terceirizados e respectivos familiares.

  • Publicado: Sexta, 13 de Julho de 2018, 15h05
  • Última atualização em Segunda, 30 de Julho de 2018, 07h18
  • Acessos: 556
imagem sem descrição.

O pátio interno foi  todo enfeitado com bandeirinhas coloridas;  barracas decoradas promoviam brincadeiras e ofereciam quitutes típicos dessa que é uma das festas mais populares do Brasil.  O público embarcou no clima, vestindo-se a caráter,  prestigiando e aplaudindo as apresentações dos alunos e servidores.

A festa contou com música ao vivo, executada  pelo grupo formado pelos professores de música Joana Araújo (acordeon), Cláudia Santana (triângulo), Fernando Guilhon (violão) e Cláudio Amaral - convidado - (azabumba). Também integrou o grupo a filha da Joana, Luíza Araújo (pandeiro).

Como de costume, alunos de todas as turmas, inclusive da Reabilitação se apresentaram ao som de ritmos e melodias cuidadosamente pesquisados pelos professores encarregados dos números de dança.  Os alunos do 1º ao 3 ano do ensino fundamental, por exemplo, dançaram um coco de roda com elementos de capoeira, fruto do trabalho desenvolvido em parceria pela professora de música Joana Araújo e o professor de capoeira João Paranhos, que realiza um trabalho voluntário na Instituição. Os professores também trocaram as roupas de trabalho pelos trajes juninos e se divertiram com a quadrilha marcada pela descontração e irreverência.

Parceiros

A festa contou com a colaboração de pessoas que, mesmo não trabalhando ou estudando no Instituto, admiram o trabalho realizado pela instituição.  É o caso dos componentes do  grupo de dança Chico Halley, campeão em vários torneios profissionais, que retornou ao IBC após o sucesso do ano anterior.  Com muitas roupas e coreografias típicas, a companhia têm entre seus dançarinos o aluno do instituto, Wanderson Luís Lima.  

A aluna de design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC- RJ), Daiana Cruz, é outra admiradora do IBC, que conheceu ao fazer uma pesquisa de campo para um trabalho na faculdade.  Mesmo estudando e trabalhando, Daiane encontrou tempo para arrecadar quase 400 brinquedos entre os colegas da faculdade, doados especialmente para a festa.  A doação dos brinquedos foi possível graças ao envolvimento da Associação dos funcionários da PUC e do próprio pró-reitor Comunitário da mesma universidade, Augusto Sampaio.

Já o deputado federal Otávio Leite, sempre presente nas principais festas e solenidades da escola, deixou a formalidade habitual do terno e gravata, para curtir o "arraiá"que, segundo ele, "está entre os melhores realizados no Rio de Janeiro".

Para o presidente da Associação dos Ex-Alunos do IBC, Gilson Josefino, os eventos promovidos pelo IBC, como a festa junina, são momentos não só de diversão, como também de encontro de todas as pessoas que compõem a comunidade escolar.   "Nesses eventos, nós temos oportunidade de compartilhar exemplos inspiradores de inclusão social conquistados pelos alunos e reabilitandos", disse Gilson.

A presidente da comissão encarregada da festa, Ana Maria Nóbrega, agradeceu o empenho dos colegas que trabalharam com ela na realização da festa e das instituições que também colaboraram para que ela acontecesse, como o Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ) e a Associação de Moradores da Urca (AMOUR).   "Agradeço os parceiros pelas barracas, prendas, o empréstimo do talento pessoal e as ajudas financeiras.  A festa foi um sucesso e isso sempre nos deixa muito felizes", concluiu a professora. 

 

Confira a galeria de fotos do "arraiá".

    

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página