Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Notícias

Projeto Livro nas Praças leva ônibus-biblioteca ao IBC

O projeto é patrocinado por diversas empresas, com apoio do governo federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

  • Publicado: Quarta, 06 de Junho de 2018, 09h38
  • Última atualização em Quinta, 07 de Junho de 2018, 09h03
  • Acessos: 533
Descrição da foto: em primeiro plano, um menino sorridente examina um livro e, ao fundo, duas mulheres orientam um outro menino no ônibus-biblioteca
O aluno Ítalo Figueiredo curtiu com os colegas não só os livros, como o próprio ônibus-biblioteca.

 A programação de ontem (6) começou por volta das 10 horas, com a chegada do ônibus e a apresentação do Trio Caxangá, que executou músicas tradicionais das festas juninas.

Além de curtirem a apresentação musical, os alunos de todas as turmas do ensino fundamental puderam explorar o acervo da biblioteca itinerante, composto por cerca de dois mil exemplares de livros de autores brasileiros, como Ana Maria Machado, Thalita Rebouças, Paulo Coelho, Monteiro Lobato, entre outros.  Além das edições em tinta, a biblioteca conta com 95 livros em braille - 60 infantis e 35 para adultos,  outros 30 livros em fonte ampliada para pessoas com baixa visão e 20 audiolivros. 

O ônibus tem cadeira de transbordo, própria para cadeirantes e idosos com dificuldades de subir a escada de acesso, além de banheiro e água para os leitores que utilizarem o veículo como espaço de leitura. 

Além do ônibus azul que visitou o Instituto, o projeto conta com outros dois que viajam por todo o Brasil.  Os ônibus-biblioteca ficam abertos ao público das 10h às 16h  De acordo com Fernanda Marinho, produtora da empresa de marketing cultural que executa o projeto, as pessoas interessadas em levar livros pelo sistema de empréstimo  devem se cadastrar apresentando documento de identidade com foto e comprovante de residência. Os exemplares podem ser devolvidos no retorno do ônibus à comunidade onde o leitor o pegou ou então em qualquer lugar onde tenha um ônibus do projeto estacionado (o cronograma com os locais de parada do ônibus-biblioteca é divulgado na página do projeto no facebook)..   

Já s visitas do projeto ao IBC são diferentes das que são feitas às comunidades em geral.  As crianças lêem os livros no próprio local, com o apoio das monitoras do projeto. Na programação sempre também são incluídas atrações culturais como a oferecida As visitas também sempre contam com atrações culturais, o que não acontece normalmente nos demais locais atendidos pelo Projeto.  " Esta é a nossa terceira vez aqui no Instituto e, como sempre, está sendo muito especial para todos nós que trabalhamos no projeto, porque a receptividade das crianças é incrível", disse Fernanda. 

A criançada, como sempre, curtiu bastante o evento e, principalmente, o ônibus.  "Aqui é muito legal", disse o aluno Ítalo Figueiredo, de 10 anos, enquanto explorava não só os livros em braille colocados à disposição como todas as cabines da biblioteca sobre rodas com os colegas.

"Esta é uma iniciativa muito bacana para nossos alunos e nós do IBC nos sentimos muito prestigiados por fazermos parte da programação do Projeto", concluiu a professora Thalita Nilander, uma das organizadoras do evento, que se estendeu pela tarde, até as 16 horas.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página