Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Notícias

DRT promove mostra de arte dos alunos da Reabilitação

A mostra faz parte dos eventos comemorativos dos 163 anos de fundação  do Instituto Benjamin Constant.

  • Publicado: Quarta, 13 de Setembro de 2017, 10h14
  • Última atualização em Quinta, 21 de Setembro de 2017, 17h37
  • Acessos: 206
Descrição da foto: dez adultos - cinco homens e cinco mulheres - lado a lado, posando, abraçados uns aos outros.
Dez dos 45 artistas que produziram as peças da Mostra de Arte 2017 da DRT.

 

 A abertura foi ontem (12), com a presença do diretor-geral do IBC, João Ricardo Melo Figueiredo, da diretora do Departamento de Pesquisas Médicas e de Reabilitação (DMR), Rosane de Menezes Pereira.  Ao abrir oficialmente o evento, o diretor ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pela Reabilitação do Instituto e parabenizou os alunos que produziram as peças expostas na mostra.  "Como sempre, a exposição dos trabalhos de vocês nos enche de orgulho", disse João.   "Eu gosto tanto das peças que os nossos alunos produzem, que faço questão de ter algumas na minha própria casa", disse a  diretora da DMR, ao destacar o  empenho dos professores e a qualidade dos trabalhos apresentados.

São 40 trabalhos de autoria individual e coletiva de 45 alunos da Reabilitação que frequentam as oficinas de cerâmica, artes plásticas e artes com jornal - quadros multicoloridos feitos com colagens de papel sobre cartão, potes, vasos, travessas e objetos de decoração feitos não só de cerâmica como de papéis de jornal e revista trançados, além de arranjos florais.  " Essa mostra é a culminância de todo o trabalho feito durante o ano e, por isso, ela é tão importante não só para os alunos, como para nós professores e para a própria Instituição.  Além da gratificação de ver a sua peça exposta, os alunos podem mostrar o que fazem para seus pais, parentes, amigos, enfim, para as pessoas que fazem parte da vida deles", disse a professora Luciana Bernardinnello, da oficina de cerâmica.

Antônio Marcos da Silva Souza é um dos alunos que estão expondo seus trabalhos.  Ele trabalha como recepcionista em uma pousada e, diante do quadro de degeneração macular que vem afetando sua visão, resolveu procurar o serviço de Reabilitação do IBC no início deste segundo semestre.   Segundo ele, não poderia ter feito coisa melhor: "É claro que perdere a visão não é uma coisa boa para ninguém, mas não é o fim do mundo.  A gente precisa se adaptar.    Tenho baixa visão, mas estou aprendendo braille e descobrindo novas habilidades. Quando eu pensaria que iria fazer cerâmica? Pois eu estou fazendo e estou adorando!", disse.

A mostra fica em cartaz até a próxima sexta-feira (15), dia do aniversário do Instituto.  O horário de visitação é das 9h às 15h30.  O local é o Espaço Cultural do IBC, localizado no segundo andar do prédio principal.

Para ver todas as fotos, acesse a galeria de imagens do evento.

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página