Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Notícias

Alunos da Reabilitação fazem apresentação musical

O sarau fechou as atividades do segundo semestre.

  • Publicado: Quarta, 05 de Julho de 2017, 12h27
  • Última atualização em Sexta, 14 de Julho de 2017, 09h49
  • Acessos: 284
A professora Caroline Camargo lê a poesia escrita pela aluna Eliane Rodrigues Pereira ao som da música entoada pelos demais alunos.
Descrição da imagem: mulher lê uma poesia escrita à mão.  Em segundo plano, um homem toca guitarra e outros três cantam.
Descrição da imagem: mulher lê uma poesia escrita à mão. Em segundo plano, um homem toca guitarra e outros três cantam.

O saguão de entrada do Instituto Benjamin Constant foi o espaço escolhido pela Divisão de Reabilitação, Preparação para o Trabalho e Encaminhamento Profissional (DRT) para a apresentação organizada pelos professores de música Carolina Camargo e Denis Martino, com apoio da estagiária Bruna de Oliveira, aluna do curso de Licenciatura em Música pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). 

Os 50 alunos que se apresentaram são adultos que perderam  ou que estão em processo de perda da visão.  Através do serviço de Reabilitação do IBC, eles vêm encontrando apoio para se reinserirem na sociedade através da descoberta de novas habilidades e do aperfeiçoamento daquelas que sempre tiveram mas que não puderam ser desenvolvidas por causa das atividades profissionais e da rotina antes de serem acometidos pelos problemas na visão.

De acordo com a professora Caroline Camargo, este primeiro semestre foi todo dedicado à exploração das memórias afetivas através da música.  "Os alunos resgataram as músicas que foram importantes nas fases anteriores da vida deles, nas cidades onde moravam.  Sobre esse resgate foram selecionadas as músicas que, de uma forma ou de outra, pudessem representar todos os que participaram das dinâmicas", explicou Caroline.

O professor Denis, autor da música A Vida Ainda Vibra, apresentada pelos alunos, diz que a experiência do trabalho realizado foi muito gratificante e mobilizadora.  "Nós nos detivemos sobre cada música que eles traziam para estudar a letra e, com isso, descobrir um pouco mais do universo dos alunos.  Com esse tema, das memórias afetivas, nós extrapolamos as atividades de uma aula de música convencional, o que foi muito bom", concluiu. 

 Confira abaixo os melhores momentos da apresentação.

 Música - Yellow Submarine

 

 

Música 2 - Cidade Maravilhosa

 

 

Música 3 - Eu Sei que Vou te Amar

 

 

Música 4 - Caçador de Mim

 

 Música 5 -Vem Andar Comigo

 

 

Música 6 - A vida Ainda Vibra

 

 

Música 7 - A Estrada

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página