Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Notícias

Alunos recebem visita de índios da Aldeia Maracanã

A visita foi programada pela Divisão de Ensino, do Departamento de Educação.

  • Publicado: Sexta, 07 de Abril de 2017, 10h43
  • Última atualização em Segunda, 10 de Abril de 2017, 08h57
  • Acessos: 518
Foto tirada do gramado ao fundo da pista de atletismo do IBC.  Em primeiro plano, um aluno examina com a mão esquerda o cocar de um índio de meia-idade à sua frente.  Ao fundo dezenas de outros alunos também manipulam objetos indígenas assistidos pelos professores.  Do lado direito, também ao fundo, um outro índio de bermuda, sem camisa, com o rosto pintado e portando aderecos típicos da sua cultura observa a cena.

 

O que era um evento voltado apenas à turma do quarto ano, como complemento do conteúdo trabalhado neste semestre na disciplina de história, acabou atraindo alunos de várias outras turmas da primeira e segunda fases do ensino fundamental.  Eles passaram parte da manhã em uma atividade ao ar livre com uma família de índios da Aldeia Maracanã, localizada no bairro do mesmo nome, na zona norte do município do Rio de Janeiro.

O objetivo da visita foi difundir pedagogicamente a cultura indígena, proporcionando às crianças a oportunidade de interagir com os índios.  Elas puderam conhecer, através do toque,   detalhes de objetos ornamentais, musicais e outros típicos do  universo artísco-cultural dessa parcela da população brasileira a que as pessoas que vivem nos grandes centros urbanos pouco têm acesso. 

Durante a manhã, os índios proporcionaram aos alunos uma série de experiências sensoriais, contaram histórias e falaram sobre os seus costumes e ensinaram algumas de suas canções. 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página