Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Notícias

IBC participa de seminário de inclusão profissional

O seminário Diálogos: inclusão de pessoas com deficiência no mundo do trabalho  foi realizado pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), na última quinta-feira (10), no auditório dos Correios, no Centro do Rio de Janeiro.

  • Publicado: Quarta, 16 de Outubro de 2019, 13h51
  • Última atualização em Sexta, 18 de Outubro de 2019, 13h20
  • Acessos: 329
Eliana Figueiredo apresenta os recursos para baixa visão.
Eliana Figueiredo apresenta os recursos para baixa visão.

seminario ciee01O IBC  foi uma das instituições convidadas a contribuir, com sua expertise na área da deficiência visual,  para a disseminação de boas práticas no acolhimento das pessoas com deficiência no mundo do trabalho.   

O servidor Jorge Fiore de Oliveira Júniorque atua na Coordenação de Educação à Distância do  Departamento de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (DPPE) e é membro da Comissão de Acessibilidade do Instituto, proferiu a palestra  "A Tecnologia Assistiva e a Deficiência Visual".

A coordenadora de baixa visão da Divisão de Pesquisa e Atendimento Médico, Odontológico e Nutricional (DPMO/DMR), Eliana Assis Figueiredo, apresentou os recursos assistivos voltados às pessoas com este tipo de deficiência visual.

A professora Cléia Pereira, do Centro de Formação em Terapias Alternativas (CTA), ligado à Divisão de Reabilitação, Preparação para o Trabalho e Encaminhamento Profissional (DRT), supervisionou a sessão de massagens realizadas pelos alunos do curso de Massoterapia do IBC. 

A participação do IBC no evento que reuniu representantes de instituições de ensino e entidades patronais foi fruto de uma ação do Núcleo de Capacitação e Empregabilidade (Nucape),  sob coordenação da psicóloga Sônia Regina Gomes da Rocha.

Completaram a programação as palestras "Barreiras Atitudinais", da professora do CAp-UERJ Fernanda Scholnik e "Boas Práticas de Inclusão no Mundo Corporativo", da coordenadora de relacionamento do Centro Universitário UniCarioca, Laila Mary de Souza Duque. 

seminario ciee08Momento musical

O público do evento foi recebido pelo Coral Sidney Marzullo, composto por pessoas com deficiência visual, que foi criado em 2017 numa parceria entre a União dos Cegos do Brasil, a Fundação Cesgranrio e o Centro Integrado Empresa Escola (CIEE).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Assunto(s): Nucape , IBC , Seminário CIEE
Fim do conteúdo da página