Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Atendimento médico
Início do conteúdo da página

Atendimento médico

Publicado: Quarta, 16 de Novembro de 2016, 10h22 | Última atualização em Segunda, 02 de Outubro de 2017, 09h38 | Acessos: 22221

 _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 ATENÇÃO: EM VIRTUDE DA GRANDE PROCURA, QUE ULTRAPASSA A CONDIÇÃO DE ATENDIMENTO DO SERVIÇO MÉDICO DO IBC, OS ATENDIMENTOS DE TRIAGEM PARA CASOS DE CATARATA E GLAUCOMA ESTÃO SUSPENSOS ATÉ COMUNICAÇÃO EM CONTRÁRIO.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Os atendimentos médicos prestados pelo Programa de Residência Médica do Instituto Benjamin Constant têm como objetivo a formação de médicos oftalmologistas especializados no diagnóstico, tratamento e prevenção das mais diversas deficiências visuais, em consonância com a Política Nacional de Saúde da Pessoa Portadora de Deficiência.

O Programa, executado pela Divisão de Estudos e Pesquisas Médicas e de Reabilitação (DPMO), é credenciado pelo Ministério da Educação e não realiza atendimentos pelo Sistema Único de Saúde.

Os serviços oftalmológicos prestados pelo IBC têm como foco o ensino e a pesquisa na área da deficiência visual.  Eles são prestados à comunidade em geral mediante encaminhamento por médico oftalmologista externo à Instituição, sendo também sujeitos à triagem pela equipe do Programa de Residência.

Somente terão acesso livre e direto ao Serviço Médico (Oftalmologia, Clínica Médica e Odontologia), sempre que necessário e independente de agendamento, os alunos e reabilitandos regularmente matriculados e os ex-alunos e ex-reabilitandos da Instituição.

 
 Como ter acesso ao Serviço Médico

 1. Imprimir a ficha de triagem e levá-la a um médico oftalmologista externo ao IBC, para que seja preenchida integralmente;

 *Caso o médico oftalmologista tenha preferência de utilizar seu próprio receituário, este será aceito desde que contenha as informações de preenchimento obrigatório assinaladas na ficha de triagem do IBC.

 2. Entregar a ficha de triagem do IBC ou o receituário do médico preenchido, no balcão do Serviço Médico para que ela seja  avaliada pela equipe do Programa de Residência Médica.   O balcão funciona , de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h,

3. APÓS RECEBIMENTO DA FICHA/RECEITUÁRIO, A CONSULTA SÓ SERÁ AGENDADA SE FOR APROVADA PELA COMISSÃO DE TRIAGEM DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA, DE ACORDO COM AS NORMAS E CRITÉRIOS DESTA INSTITUIÇÃO.   Um profissional do Serviço Médico entrará em contato por telefone para dar a resposta sobre a aceitação ou não do caso encaminhado.  

* As solicitações de atendimento selecionadas pelo Programa de Residência Médica serão feitas gratuitamente;  aquelas  não puderem ser atendidas pelo Instituto Benjamin Constant serão encaminhados para a rede pública de saúde.

4. Comparecer ao atendimento, no dia e hora agendados.

 Funcionamento do Serviço Médico

– Atendimento pelo telefone (21) 3478-4433: das 8h às 12h e das 13h às 17h

– Atendimento médico: das 8h às 12h e das 13h às 17h

– Balcão de atendimento ao público: das 7h às 16h, sem pausa para almoço.

 

Contatos

Departamento de Estudos e Pesquisas Médicas e de Reabilitação

Diretora – Rosane de Menezes Pereira
Telefone –  3478-4420 
E-mail– Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Diretor Substituto – Rogério Neurauter
Telefone – (21) 3478-4426
E-mail– Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Divisão de Pesquisa e Atendimento Médico, Odontológico e Nutricional (DPMO)

Chefe – Rogério Neurauter
Telefone – (21) 3478-4426
E-mail– Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Coordenação de Residência Médica
Coordenador – Abelardo de Souza Couto Júnior
Telefone – (21) 3478-4432
E-mail – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Fim do conteúdo da página