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Conteúdo

Cursos 2013 - Estimulação Precoce

Estimulação Precoce



Público: Professores e acadêmicos da área de Educação

Ementa: A importância da visão no desenvolvimento infantil destacando a estimulação Precoce como intervenção fundamental no processo de desenvolvimento das crianças com deficiência visual, sua conceituação, objetivos, fundamentação, recursos e procedimentos adequados. A influência da deficiência visual no desenvolvimento neuro-psicomotor, cognitivo e sócio-afetivo destacando a relevância da Estimulação Precoce na prevenção de desvios ressaltando seus aspectos bio-psicossociais e o envolvimento da família.

Carga Horária Total: 40 horas/aula

Pré-Requisitos: Não há

Nº de Vagas: 25

Período do Curso: De 02 a 06/12/2013

Horários: De Segunda a quinta-Feira, das 08:00 às 17:00 hs; 6ª feira, das 8:00 às 11:30 hs.

Novo Período de Pré-Inscrição: De 02 a 30/09/2013

Documentos Obrigatórios:
• Ficha de Pré-Inscrição preenchida na íntegra: Clique aqui e faça o download da ficha de pré-inscrição.
• Documento de Identidade
• Certificado de Conclusão de Curso na Área da Educação ou Declaração da Instituição de que é aluno regularmente matriculado em Curso desta Área
• Foto 3 x 4 recente (apresentar no 1º dia de aula)

LEITURA OBRIGATÓRIA: Orientações para inscrição e outras informações importantes.


Para Certificação: Frequência mínima de 80%

Taxa de Material: R$ 80,00

Professora: Patrícia Soares de Pinho Gonçalves

Breve Currículo:
Especialista em Clínica Psicomotora (IBMR), graduada em Educação Física (UEPG), professora concursada e coordenadora do setor de Estimulação Precoce do Instituto Benjamin Constant, atuou como tutora / professora do curso de pós-graduação à distância em Educação Especial da UNIRIO.

Programa:

1. Noções gerais referentes ao funcionamento visual;
2. Principais patologias visuais que acometem a visão precocemente;
3. Como os distúrbios visuais interferem no desenvolvimento infantil: visual / motor e suas influências;
4. Estimulação visual precoce – noções gerais;
5. A criança deficiente visual e os sentidos remanescentes;
6. Desvios comuns no desenvolvimento da criança deficiente visual;
7. Observação de caso clínico;
8. A família no processo do desenvolvimento infantil;
9. Atendimento técnico pedagógico especializado.

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